Vocês devem lembrar de 2012 como o ano em que a Nokia determinou a morte do Symbian, o ato final foi o lançamento do Nokia Pureview 808, um verdadeiro câmera phone que a Nokia lançou como um “beta tester” da tecnologia Pureview. Na ocasião, a finlandesa deixou claro que daria suporte ao Symbian e ao MeeGo até o ano de 2016, o que agradou muitos saudosistas dos sistemas. Porém, a Nokia foi comprada recentemente pela Microsoft, ou seja, quem decide agora o futuro é a empresa americana e a mesma reduziu o tempo de suporte para o ano que vem. 2014 é oficialmente o ano que o Symbian e MeeGo sumirão totalmente da história.
Na prática, isso significa que além de não mais atualizar aparelhos com esses sistemas, a partir de 2014 a Nokia Store não aceitará novos aplicativos desenvolvidos para ambos, muito menos atualizações.
Analisando bem isso, podemos perceber o quão fdp a Microsoft está sendo. Não permitir aplicativos novos para os sistemas até que tá dentro do normal, mas não atualizar os aplicativos e os aparelhos, ai sim é a mesma coisa que dizer: “Nós prometemos para vocês, e vocês inocentes acreditaram. Como vocês já gastaram o dinheiro conosco, queremos que vocês agora se danem.” Eu acho isso uma palhaçada, pois o 808 tem pouco tempo de vida e ainda pode ser considerado um senhor celular graças a sua câmera, mas quem comprou ele agora obrigatoriamente irá ter que trocar de celular.
Até lá, a Nokia prometeu manter a Nokia Store aberta e os desenvolvedores continuarão sendo pagos no caso de novas vendas, mas sinceramente eu duvido que não irão fechar logo logo a lojinha.