E o prometido sucessor do Nokia N8 chegou, o novo câmera phone da empresa roda o Symbian, provavelmente o último top de linha com o sistema, e tem uma câmera de 41 Mpx. Não, não é brincadeira. Repetindo: ele tem uma câmera de 41MPx!. Ele se chama Nokia Pure View 808.
A Nokia também explicou onde isso pode ajudar. Segundo a empresa, ao comprimir os pixels (7 para 1), esses pixels que na realidade são 7 obviamente tem muito mais detalhes o que garante melhor contraste e nitidez. Outra possibilidade é a questão do ZOOM. Há muito se reclama da ausência de zoom óptico nos celulares o que faz os usuários perderem muitas fotos distantes. Agora imagine tirar uma foto de 41 Megapixels, por menor e mais invísivel que determinada cena esteja devido a distância que foi tirada, com uma foto desse tamanho você poderá facilmente ser recortada, reenquadrada e redimensionada para expor esses detalhes invisíveis, e isso sem perder qualidade já que mesmo recortada ela provavelmente ainda ficará com resolução alta. Notaram que não foi exagero nenhum da Nokia colocar uma câmera com sensor real de 41 MPx. Ela não está preocupada em fazer fotos gigantes e sim dar possibilidades de se trabalhar com essas imagens. Ele também faz vídeos, são em fullHD e segundo a Nokia o áudio captado por ele tem qualidade de CD. Outro detalhe importante é que ele possui flash de Xenon.
Ah esqueci, ele também é um celular. Nessa parte não tem muita novidade. Processador de 1,3GHz, tela de AMOLED de 4 polegadas com resolução nHD (640 x 360), 512 de RAM e o sistema? não é o Windows Phone, ele roda o Symbian, quer dizer, o Nokia Belle. Segundo a Microsoft a Nokia estava trabalhando nesse sensor antes da parceria e que eles já estão trabalhando para migrar o sensor também para os aparelhos com sistema Microsoftiano.