A Nokia licenciou seu nome para a Hmd Global para a venda de smartphones da marca Nokia. Desde então, eles tem lançado dispositivos em diferentes faixas de preço, mas está lutando para ganhar um espaço maior recentemente em meio à forte concorrência das marcas chinesas. Apesar disso, a empresa conseguiu se associar ao Google para fornecer uma experiência de software limpa sob o ‘Programa Android One‘. Isso pode mudar agora, pois a HMD Global está contratando um novo designer UX para seus telefones Android.
Conforme relatado pelo XDA, a HMD Global parece estar à procura de um novo Designer de Experiência do Usuário. Em uma lista de empregos postada no LinkedIn, a empresa espera que o funcionário se concentre em coisas como projetar elementos de GUI como menus, guias e widgets, desenvolver maquetes e protótipos de IU, criar designs gráficos originais, identificar e solucionar problemas de UX etc.
Embora não haja nenhuma declaração explícita sobre o desenvolvimento de uma nova IU, citando um informante, o relatório do XDA diz que isso dá um passo na direção de fazer sua própria IU customizada.
Como mencionado acima, os smartphones Nokia, sob a HMD Global, dependeram principalmente do programa Android One do Google. Normalmente, eles se destinam a fornecer uma experiência Android quase padrão, sem bloatware, atualizações mais rápidas e regulares para até duas gerações de atualizações do Android.
No entanto, muito tem acontecido no campo da HMD Global ultimamente. Antes de um evento de lançamento programado para 8 de abril, onde se espera renovar a nomenclatura do smartphone, seu CPO e VP da divisão da América do Norte, Juho Sarvikas anunciou sua saída da empresa.
Leia também:
Voltando, a descrição do trabalho da Nokia também poderia ser para mexer em alguns de seus aplicativos primários também. Os telefones Nokia vêm com sua própria câmera, os aplicativos My Phone, assim como a Motorola, têm os seus próprios, mas a maioria da IU é limpa apenas com o Google Apps.
De qualquer forma, vamos esperar por informações concretas para descobrir se a Nokia está realmente mudando o Android no futuro.