Se você está pensando em começar uma loja virtual, é preciso entender a importância de emitir nota fiscal. Esse documento é importante para o controle de vendas do negócio e a fiscalização do governo, além de gerar mais segurança para os consumidores.
A emissão de nota fiscal de vendas é fundamental para a garantia de produtos e serviços, além do gerenciamento de estoque, do controle das vendas e da situação financeira da empresa. Um e-commerce precisa emitir nota fiscal para vender mais, participar de marketplaces e passar confiança.
Qual é o tipo de nota fiscal para e-commerce?
A nota fiscal do e-commerce é eletrônica (NF-e), utilizada para venda de produtos, registro de operação de vendas e faturamento do negócio. Na entrega de um produto, além dela, o vendedor precisa enviar o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica).
As notas podem ser emitidas por meio de um sistema de gestão ERP, em que o estoque é integrado com as vendas. Assim, o vendedor automatiza a emissão da NF-e com mais eficiência.
Confira, abaixo, quais são os impostos que incidem sobre a nota fiscal eletrônica:
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços);
- PIS (Programa de Integração Social);
- IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);
- ISS (Imposto sobre Serviços);
- COFINS (Contribuição para Financiamento de Seguridade Social),
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Para que serve a nota fiscal para e-commerce?
A NF-e servirá como comprovante da venda de um produto ou serviço on-line para o cliente, comprovando que ele foi recebido. Como já falamos acima, emitir nota traz mais segurança e atrai consumidores, já que as compras são todas registradas.
O documento pode ser apresentado à Receita Federal para comprovar as vendas da empresa. Para o cliente, a nota também serve como garantia do produto e prova de que ele comprou na loja, sendo fundamental caso queira trocar o item por outro, por exemplo.
Como emitir e enviar a nota fiscal para clientes?
O primeiro passo é ter um certificado digital. Ele funciona como uma espécie de senha que atesta a identidade da empresa. Esse sistema é bastante utilizado para a emissão de notas fiscais.
O certificado digital está disponível no modelo A1 (arquivo digital) e A3 (cartão ou token). No Brasil, as empresas emissoras destes documentos são autorizadas pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).
O passo seguinte é fazer o cadastro na SEFAZ (Secretaria Estadual de Fazenda) do seu estado. Lá, sua empresa faz o credenciamento para estar apta a emitir notas fiscais. Por último, basta que a empresa escolha o sistema emissor de notas fiscais. O ideal é optar por um ERP on-line, que já integra diversos serviços.
Quais são os benefícios de emitir nota fiscal no e-commerce?
A nota fiscal é muito importante para o e-commerce, já que poder emitir esse documento para comprovar vendas traz diversos benefícios para o seu negócio. Confira os principais abaixo:
- manter-se em dia com a Receita Federal, evitando muitas e facilitando a organização do negócio;
- economia com impressão e armazenamento de arquivos, já que as notas fiscais eletrônicas são digitais;
- registro das vendas para o consumidor e a empresa;
- simplificação fiscal e contábil — com as NF-e arquivadas digitalmente, a contabilidade fica muito mais organizada e prática,
- facilidade logística, já que a via do cliente é enviada junto ao produto.
Quem possui e-commerce e quer passar credibilidade para os clientes precisa emitir nota fiscal. Isso traz agilidade para todo o processo de compra, venda e entrega dos produtos. Com a emissão de notas fiscais, o empreendedor diminui a burocracia do negócio e facilita a gestão financeira.