O Google lançou Nearby Share: compartilhamento de arquivos para Android

Atualizado há 4 anos
nearby share

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

Após meses de espera e anos de desenvolvimento de acordo com Google, o recurso Nearby Share para Android foi finalmente oficializado essa semana. O recurso permite aos usuários compartilhar arquivos com dispositivos próximos de maneira semelhante ao Air Drop da Apple, chega para dispositivos com Android 6.0 Marshmallow e superior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora o Android nunca tenha escassez de aplicativos de compartilhamento de arquivos super-rápidos, o Nearby Share é um recurso interno que não requer aplicativos e o bom é que não é específico do fabricante. Isso significa que você pode transferir para qualquer dispositivo Android enquanto estiver executando o Android 6.0 e superior.

O recurso Nearby Share permite compartilhar arquivos, fotos e links entre dispositivos facilmente. Ele até seleciona automaticamente a melhor maneira de enviar, escolhendo entre Bluetooth e Wifi-direct.

O Google leva a sério a privacidade com o compartilhamento nas proximidades. Quando você compartilha arquivos com um dispositivo, as informações do remetente e do destinatário são totalmente criptografadas. Você também pode escolher quais dispositivos podem vê-lo. Você pode permitir que todos os dispositivos ao seu alcance possam ver você ou dispositivos selecionados sob seus contatos. Você também pode optar por permanecer oculto.

Também foi revelado que o recurso chegará também aos Chromebooks em alguns meses. Assim, permitirá que o Android e os Chromebooks compartilhem arquivos entre dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

A partir de hoje, o recurso Nearby Share estará disponível primeiro em smartphones da linha Pixel e também alguns da Samsung. Outros dispositivos receberão o recurso nas próximas semanas.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.