Ontem (22 de outubro), uma desmontagem do iPhone 12 da Apple revelou o interior do modem 5G da Qualcomm. Agora, um documento da Apple revela que continuará a usar os modems 5G da Qualcomm pelo menos até 2024.
Relatado pela primeira vez por Macrumors (via GSMArena), a página 71 do documento apontado no Twitter mostra os detalhes do acordo Apple-Qualcomm de 2019. A declaração da Apple supostamente começa com a intenção de lançar alguns produtos comerciais com modems Qualcomm X55 5G entre 1 de junho de 2020 a 31 de maio de 2021. Se nos lembrarmos, uma recente desmontagem do Apple iPhone 12 revelou que o modem Qualcomm X55 5G nele.
Até agora, a Apple já deu o pontapé inicial no acordo. Além disso, uma vez que mencionou a data de término até maio de 2021, poderemos vê-los no iPad Pros se a Apple decidir lançar um com conectividade 5G.
O compromisso da Apple continuará pelo menos até 2024
Leia também:
Conforme o acordo, a Apple pretende usar o modem Qualcomm X60 5G em alguns modelos entre 1º de junho de 2021 e 31 de maio de 2022. Se adivinharmos, pode ser nos próximos iPhones e, posteriormente, em outros produtos. Além disso, a Apple também está empenhada em usar os próximos modems da Qualcomm. O acordo menciona modems não anunciados como X65 e X70. Se pegarmos o modem X60 5G, ele é construído em um processo 5nm aprimorado em vez de 7nm no predecessor, ou seja, X55.
Conseqüentemente, os próximos modems deveriam ter melhorado a eficiência da bateria, cobrir mais largura de banda, etc. Além disso, a declaração não apenas espalhou informações sobre o novo modem, mas também pode ter confirmado o nome. Dito isso, a Apple usará os modems X65 e X70 de 1 de junho de 2022 a 31 de maio de 2024. Embora seja um longo caminho a partir de agora, a declaração sugere fortemente que os futuros produtos da Apple levarão chipsets Qualcomm e farão a transição para 5G.
Para quem não sabe, a Apple e a Qualcomm entraram em uma batalha legal sobre o pagamento de royalties no ano passado. No entanto, antes que a ação pudesse ganhar força, eles chegaram a um acordo e desistiram da contestação. Conforme o acordo, a Apple pagou uma determinada quantia e assinou um acordo com a Qualcomm para adquirir seus chips 5G.