No início deste mês, Apple removeu Fortnite da App Store devido ao não cumprimento de suas políticas com relação a pagamentos. O Google também seguiu o gigante de Cupertino e removeu o aplicativo da Play Store. A Epic então processou a Apple e o Google pela mudança, denunciando suas políticas. Poucos dias depois de remover o jogo de sua loja, a Apple também supostamente ameaçado encerrar todas as contas de desenvolvedor iOS e macOS da Epic, incluindo o corte do acesso ao Unreal Engine para outros desenvolvedores.
No entanto, o os tribunais colocaram uma ordem de restrição na Apple, impedindo-o de rescindir as licenças do Unreal Engine da Epic. Como prometido, a empresa do iPhone encerrou hoje a conta de desenvolvedor do Epic Game, que não inclui o Unreal Engine, cumprindo as ordens judiciais. O encerramento da conta significa que outros jogos e aplicativos da Epic, incluindo Battle Breakers e os aplicativos Infinity Blade, também foram removidos da App Store.
A Apple disse em um comunicado:
Estamos desapontados por termos que encerrar a conta da Epic Games na App Store. Trabalhamos com a equipe da Epic Games por muitos anos em seus lançamentos e lançamentos ”, disse Apple. “O tribunal recomendou que a Epic cumprisse as diretrizes da App Store enquanto seu caso avançava, diretrizes que eles seguiram na última década até criar essa situação. Epic recusou. Em vez disso, eles enviam repetidamente atualizações do Fortnite destinadas a violar as diretrizes da App Store. Isso não é justo para todos os outros desenvolvedores da App Store e está colocando os clientes no meio da briga. Esperamos poder trabalhar juntos novamente no futuro, mas infelizmente isso não é possível hoje.
A rescisão significa que a Epic não pode mais enviar atualizações para qualquer um de seus aplicativos para a App Store. Portanto, os usuários que já têm jogos como Fortnite instalados não podem receber a nova temporada que foi lançada ontem. Os usuários também não podem mais fazer compras no aplicativo. Poucas horas antes da rescisão, a empresa de Cupertino hoje destacou uma atualização vindo para a alternativa Fortnite, PUBG.
A Apple está sendo criticado por mais desenvolvedores devido às políticas da App Store. Também supostamente favoreceu outras empresas no que diz respeito às políticas. Será interessante ver como a batalha judicial entre a empresa e a Epic se desenvolverá, o que também determinará como será o futuro dessas políticas.
Fonte: CNBC