Em junho, o Twitter iniciou um experimentar para levar as pessoas a ler um artigo antes de tweetá-lo, em uma tentativa de promover uma “discussão informada”. O teste, que estava disponível apenas para usuários do Android, conseguiu fazer com que mais pessoas leiam antes de tweetar, anunciou a empresa. Ele compartilhou os resultados hoje:
https://twitter.com/TwitterComms/status/1309178716988354561?ref_src=twsrc%5Etfw
De acordo com as estatísticas divulgadas, ao ver o prompt, as pessoas abriram o artigo 40% a mais do que o normal e, em alguns casos, optaram por não retuitar o artigo após abri-lo.
Esse recurso ajudaria o Twitter a intensificar sua luta contra a desinformação enquanto nos aproximamos das eleições presidenciais de 2020 nos Estados Unidos. Também houve uma onda de notícias falsas durante a pandemia do coronavírus, que a empresa espera reprimir por meio de sua iniciativa. Ele acredita que se as pessoas reservarem um tempo para ler um artigo, isso pode impedir que as alegações falsas se espalhem tão amplamente quanto poderiam de outra forma.
- A volta do X (ex-Twitter) no Brasil e a derrota de Elon Musk
- Órfão do X (Twitter)? Conheça a Bluesky: A Alternativa do momento
- X (antigo Twitter) não caiu apesar do prazo expirado para indicar representante legal no Brasil
O Twitter em breve implantará esse recurso para usuários em todo o mundo em uma tentativa de encorajar “tweets mais informados”. Além disso, quando os usuários retuitam um link que não abriram no aplicativo, ele será acompanhado por um aviso informando que “as manchetes não contam a história completa”.