Comissão Federal de Comunicações dos EUA emitiu um pedido no final do ano passado que proibiu as operadoras subsidiadas pelo Fundo de Serviço Universal (USF) de comprar equipamentos Huawei e ZTE usando esse dinheiro para questões de segurança nacional. Esse pedido também exigia que os destinatários da USF substituíssem o equipamento existente fornecido pelas empresas chinesas.
Hoje, os FCC relatado que a remoção e substituição de equipamentos Huawei e ZTE nas redes das empresas cobertas pode custar aproximadamente US $ 1,837 bilhão. Isso se baseou em informações coletadas pela agência de operadoras, incluindo Verizon e CenturyLink, que recebem suporte por meio da USF. Além disso, muitas das transportadoras elegíveis para reembolso estimam que pode custar cerca de US $ 1,618 bilhão para se livrar desses equipamentos.
Com relação ao aniversário de hoje, o presidente da FCC, Ajit Pai, disse:
““ É uma das principais prioridades da nossa nação e desta Comissão promover a segurança das redes de comunicações do nosso país. É por isso que buscamos informações abrangentes das operadoras dos EUA sobre equipamentos e serviços de fornecedores não confiáveis que já foram instalados em nossas redes. é um marco crítico em nosso compromisso contínuo de proteger nossas redes. “
Pai também observou que o Congresso ainda não conseguiu recursos para reembolsar as transportadoras que devem substituir o equipamento de rede considerado uma ameaça à segurança nacional. Ele também pediu aos legisladores que o fizessem.
O FCC tem identificou 51 transportadoras com tecnologia das empresas elegíveis para reembolso. Em junho, as empresas chinesas foram formalmente designadas como ameaças à segurança nacional após o governo dos EUA estendeu sua proibição comercial na Huawei até 2021.