A interrupção global da Internet foi causada por um site

Atualizado há 4 anos
Internet caiu

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2
Essa semana houve uma parada geral na internet. Vários sites importantes como como Amazon, Twitter, Reddit e Twitch foram afetados, graças a problemas com a hospedagem Fastly. A interrupção persistiu por cerca de uma hora e meia antes de os serviços serem restaurados. Alguém poderia pensar que seria necessário um ataque cibernético massivo para causar uma paralisação da Internet em tal escala, mas a realidade está longe disso.
Um bug no sistema, combinado com a mudança de configuração de um usuário, fez com que o CDN caísse de joelhos, ao que parece. Eis o comunicado da Fastly:“Experimentamos uma interrupção global devido a um bug de software não descoberto que surgiu dia 8 de junho, quando foi acionado por uma alteração na configuração de um de nossos cliente. Detectamos a interrupção em um minuto, identificamos e isolamos a causa e desabilitamos a configuração. Em 49 minutos, 95% de nossa rede estava operando normalmente. Essa interrupção foi ampla e severa, e lamentamos muito o impacto para nossos clientes e todos que dependem deles. ”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Internet fora do ar

Mas o que é uma CDN?

Então, o que é um CDN e por que ele é parte integrante da Internet como a conhecemos. CDN significa Content Delivery Network. Ele usa uma rede de servidores que armazenam conteúdo em cache em todo o mundo (uma cópia virtual dos dados). Ele reduz significativamente o tempo necessário para acessar recursos de uma página da web.

Por exemplo, se você acessasse um site com sede no Reino Unido, isso envolveria a transferência de ida e volta de uma máquina localizada lá. Isso tornaria as coisas mais lentas, pois muitos dados precisam ir e vir. No entanto, um CDN localizado em, digamos, São Paulo, tornará as coisas muito mais rápidas, pois seu dispositivo só precisa se conectar à máquina que está em São Paulo para obter recursos.

Leia também:

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.