Com a nova forma de funcionamento do programa Windows Insider da Microsoft, está testando o Windows 10 20H2 desde junho. Isso porque apenas o canal Beta está vinculado a um lançamento de recurso real agora, enquanto o canal Dev está em um estado perpétuo de pré-lançamento. Agora, a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 está disponível para todos.
Em primeiro lugar, existem algumas mudanças subjacentes. Por exemplo, o número da versão é na verdade 20H2 com esta atualização. Anteriormente, o Windows 10 teria um codinome baseado na metade do ano em que estava sendo lançado e, em seguida, seria convertido para um número inteiro como 2004, 1909 ou 1903, pouco antes do lançamento. O número foi baseado no ano e no mês em que foi programado para a RTM. Isso acabou agora, pois a Microsoft vai ficar apenas com o codinome.
O Windows 10 versão 20H2 vem na forma de um pacote de ativação, portanto, não está adicionando nenhum recurso à sua máquina. Os recursos já estão lá; o pacote apenas os ilumina e aumenta o número da compilação em um. É o mesmo processo que vimos na versão 1909.
Obviamente, não é uma grande atualização, mas existem alguns novos recursos. Esta é na verdade a primeira versão do Windows a ser fornecida com o novo navegador Edge baseado em Chromium da Microsoft. A maioria já o recebeu como uma atualização através do Windows Update, mas se você comprar um novo PC com 20H2 nele, você terá o Edge Chromium automaticamente.
Há também um menu Iniciar mais refinado, que possui um design ligeiramente modificado. Ele foi feito para ser sensível ao tema, então os ladrilhos transparentes podem aparecer em cores diferentes e assim por diante. Além disso, os aplicativos que você encontrará na barra de tarefas serão alterados, pelo menos para novos PCs. A Microsoft pretende personalizar os aplicativos fixos padrão com base no tipo de PC que você está configurando; por exemplo, um PC para jogos terá o aplicativo Xbox fixado.