Em 2015, várias empresas, incluindo Microsoft, Google, Netflix, Amzon, Cisco, Intel e Mozilla uniram forças para formar a “Alliance for Open Media” (AOM) em uma tentativa de criar formatos e tecnologias de mídia de código aberto. Em 2018, o consórcio lançou o formato de codificação de vídeo AV1, qual a Netflix também começou a oferecer suporte em seu aplicativo móvel Android no início deste ano.
Agora, a Microsoft declarou que a próxima geração de hardware sendo disponibilizada em breve, também começará a oferecer suporte a AV1 em dispositivos Windows 10.
AV1 oferece compressão 50% melhor do que H.264 e 20% melhor do que VP9. A Microsoft também afirma que, como o AV1 é acelerado por hardware em vez de depender de software, ele também reduz o uso da bateria em dispositivos móveis.
Como tal, a empresa lançará suporte para AV1 em novos dispositivos Windows 10 com as GPUs mais recentes neste outono. Os requisitos para este novo codec são os seguintes:
- Uma dessas novas GPUs ou CPUs:
- Processadores Intel Core de 11ª geração com gráficos Intel Iris Xe
- GPUs NVIDIA GeForce RTX 30 Series
- Placa gráfica AMD Radeon ™ RX 6000 Series (em breve)
- Windows 10 build 1909 ou posterior
- A extensão de vídeo AV1
- Um navegador da web ou outro aplicativo com suporte de aceleração de hardware para AV1, incluindo aplicativos desenvolvidos com base no Media Foundation
- Como é comum com novos recursos como este, pode ser necessário atualizar o driver gráfico de vez em quando para obter os recursos e melhorias mais recentes.
Você pode descobrir mais sobre AV1 por visitando a página da web dedicada da AOM aqui.