A Microsoft oferece uma solução embutida para redefinir um PC com Windows 10 por meio do aplicativo Configurações se os usuários decidirem fazê-lo devido a uma compilação corrompida ou a problemas com o sistema operacional. A ferramenta também oferece aos usuários a opção de manter seus arquivos e apenas redefinir as configurações do sistema operacional para o padrão de fábrica. No entanto, o recurso pode não estar funcionando como esperado para alguns usuários que executam o Windows 10 versão 2004.
A empresa hoje postou um artigo de suporte reconhecer o problema com o recurso ‘Reinicializar este PC’ que faz com que a ferramenta falhe e mostre um erro que diz “Ocorreu um problema ao reiniciar o seu PC. Nenhuma alteração foi feita “. A empresa também postou uma solução alternativa para os usuários que não conseguem usar o recurso e estão enfrentando o referido erro.
Esta é a solução alternativa compartilhada pela Microsoft:
- Abra um prompt de comando elevado. Para fazer isso, clique em Iniciar, digite Prompt de Comando ou cmd na caixa Pesquisar, clique com o botão direito do mouse em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador. Se for solicitada uma senha de administrador ou uma confirmação, digite a senha ou clique em Permitir
- Digite o seguinte comando e pressione Enter:
dism / online / cleanup-image / restorehealth- Reinicie o sistema e tente Reiniciar este PC novamente.
A solução alternativa envolve o uso do Ferramenta de gerenciamento e manutenção de imagens de implantação (DISM) para tentar corrigir o problema. No entanto, a Microsoft não menciona nenhum cronograma para quando uma correção permanente para o problema é esperada.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que o problema com o recurso ‘Reinicializar este PC’ é reconhecido. Uma segurança atualização em fevereiro apresentou um problema semelhante e afetou as versões do Windows 10 até a versão 1809. A atualização foi então retirada pela empresa. Embora a documentação de hoje mencione apenas a atualização de maio de 2020, não está claro se o problema foi corrigido para as versões anteriores.
Leia também:
Fonte: Suporte Microsoft através da BleepingComputer