Samsung tem anunciado seu relatório de ganhos do terceiro trimestre de 2020, durante o qual registrou a maior receita trimestral de sua história. Sua receita trimestral consolidada registrada de KRW 66,96 trilhões (US $ 59 bilhões), um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. O lucro operacional da empresa deu um salto impressionante de 52% em relação ao trimestre anterior, para KRW 12,35 trilhões ($ 10,10 bilhões), com o lucro líquido aumentando para KRW 9,36 trilhões ($ 8,2 bilhões).
O aumento da receita e do lucro foi liderado por um aumento na demanda por smartphones e eletrônicos de consumo. A empresa coreana viu um salto de quase 50% nas vendas de smartphones, auxiliado pelo lançamento de seus novos produtos, como os dispositivos Galaxy Note20 e Galaxy Z Fold2. A empresa também observou as fortes vendas de seus dispositivos de orçamento em mercados como a Índia como um fator chave. Samsung foi capaz de recuperar seu primeiro lugar no mercado indiano de smartphones da Xiaomi após dois anos, graças à forte demanda dos consumidores em seus novos dispositivos Galaxy A e Galaxy M.
A Samsung espera que a demanda por smartphones aumente no quarto trimestre, conforme a economia mundial se recupera. No entanto, ela espera que as vendas de seus próprios smartphones caiam devido ao fato de não haver novos lançamentos de produtos principais. Ela vai comercializar seus produtos principais fortemente no quarto trimestre, o que deve ter um efeito adverso sobre o lucro.
A Samsung também foi capaz de responder agressivamente ao aumento da demanda após o bloqueio, graças à sua cadeia de suprimentos flexível e gerenciamento de custos. A empresa observa que a demanda por produtos móveis e de PC levou ao envio de mais chips de memória do que o esperado, o que compensou os preços mais baixos. O braço de monitores da Samsung também registrou lucros maiores em uma base trimestral, graças ao lançamento de novos produtos de muitos de seus clientes.
Leia também: