A gigante coreana da tecnologia Samsung se uniu a engenheiros da Universidade de Stanford para criar uma tela que é considerada a tela de maior densidade de pixels do mundo. O display que em breve será apresentado oficialmente apresenta um valor sem precedentes de 10.000 PPI.
A tela utiliza uma tecnologia que se aproveita de painéis solares ultrafinos que, por sua vez, deram origem a uma arquitetura nunca vista em termos de telas OLED. Embora a aplicação prática possa demorar muito para se tornar realidade, a Samsung diz que, em teoria, a tela poderia ser usada para TVs inteligentes, bem como fones de ouvido de realidade virtual e telas de smartphones. O display será particularmente útil para fones de ouvido VR, pois elimina o chamado efeito de porta de tela que pode ser visto em quase todos os fones de ouvido VR que estão disponíveis para compra. O efeito de porta de tela aparece como uma lacuna entre pixels individuais, o que é perceptível porque nossos olhos estão a apenas alguns centímetros de distância da tela. Atualmente, não há telas densas o suficiente para eliminar a lacuna.
A nova tecnologia de display OLED depende de filmes para emitir luz branca. Ele apresenta uma camada prateada acoplada a outra feita de metal reflexivo, alterando as propriedades reflexivas e permitindo que cores específicas ressoem. Isso resulta em uma tela de alta densidade sem perda adversa de brilho.
Um desafio que essa tecnologia pode encontrar quando as discussões centram-se na praticabilidade é o grande número de pixels que precisam ser acionados. Se a Samsung conseguir levar o monitor ao consumidor, o poder da computação pode representar alguns problemas devido aos pixels que precisam ser controlados. Aguardamos mais detalhes do prazo para ver como eles esperam fazer esse comercial.
Leia também: