Um relatório do investidor coreano diz que a Qualcomm escolheu a Samsung em vez da TSMC para fabricar seu próximo chipset Snapdragon 750G. Espera-se que a Qualcomm anuncie o chipset Snapdragon 875 de ponta em 1 de dezembro e ele é construído em um silício de 5 nm fabricado pela TSMC.
Aparentemente, a fabricante de chips sem fábrica dos EUA está procurando em outro lugar para a fabricação de sua oferta de gama média premium. O Snapdragon 750G sucederá o Snapdragon 730G e também será feito usando o processo de 8nm para manter o custo baixo.
Apesar de utilizar o mesmo processo de 8nm, o chipset deverá vir com várias melhorias em relação ao seu antecessor. Algumas das melhorias incluem melhor CPU, gráficos e desempenho de IA. O modem X52 5G embutido no chip suporta mmWave e sub-6 5G. Alguns dos próximos modelos apontados para serem movidos pelo Snapdragon 750G incluem o Xiaomi Mi 10T Lite e o Galaxy A42.
Ganhar os pedidos do Snapdragon 750G é mais uma vantagem para a Samsung em sua tentativa de aumentar sua participação no mercado de fundição. De acordo com uma classificação da TrendForce, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a atual líder de mercado, com 53,9% do mercado. A TSMC é seguida pela Samsung, que controla 17,4% do mercado. A participação de mercado da Samsung deve subir acima de 20 por cento no próximo ano.