Victor Gevers, um hacker holandês, conseguiu invadir a conta do Twitter do presidente Donald Trump em 16 de outubro de 2020, usando a senha ‘maga2020!’ de acordo com relatórios. Para provar sua façanha, ele compartilhou uma captura de tela com o outlet holandês, Vrij Nederland (VN), mostrando a caixa de diálogo de edição de perfil, onde ele poderia ter alterado o nome de exibição de Trump, foto de perfil e imagem de capa.
Havia dois detalhes surpreendentes sobre a violação; a primeira foi que o Gevers levou apenas sete tentativas para adivinhar a senha correta; a outra foi que não havia autenticação de dois fatores ativada para aumentar a segurança da conta.
Felizmente para Trump, Victor Gevers é um hacker ético, então, em vez de desfigurar ou roubar dados da conta, o que ele poderia ter feito, ele enviou um e-mail para Trump para informá-lo de que havia conseguido hackear a conta; isso é conhecido como divulgação responsável. Se Gevers tivesse intenções maliciosas, ele poderia ter baixado o arquivo de dados do presidente, que inclui todas as informações, incluindo mensagens diretas excluídas.
No momento em que este artigo foi escrito, Vrij Nederland entrou em contato com o Twitter para perguntar por que a conta de uma figura tão conhecida não estava protegida com mais segurança. Ele disse que a empresa de mídia social não havia respondido a essas perguntas ainda.
Leia também:
Fonte: Vrij Nederland (holandês)