Academia do Oscar determina que jurados assistam todos os filmes da categoria

Oscar 2026: novas regras exigem que jurados assistam todos os filmes antes de votar.
Atualizado há 4 horas
Academia do Oscar determina que jurados assistam todos os filmes da categoria
Jurados dos Oscar 2026 devem assistir todos os filmes antes de votar. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novas regras para o Oscar 2026, exigindo que todos os jurados assistam aos filmes concorrentes.
    • Essa mudança visa aumentar a responsabilidade e o conhecimento dos votantes sobre as produções indicadas.
    • Os votantes terão um papel mais ativo nas escolhas, garantindo decisões mais informadas.
    • Além disso, será implementada uma nova categoria, “Conquista em Elenco”, reconhecendo o trabalho colaborativo no cinema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou as novas regras do Oscar para 2026, que incluem prazos de votação e regulamentação do uso de inteligência artificial (IA). A mudança mais notável é a exigência de que os membros votantes assistam a todos os filmes concorrentes em uma categoria antes de votar. Essa regra inédita visa garantir maior conhecimento e responsabilidade nas escolhas dos votantes.

Prazos e Formatos para o Oscar 2026

O processo de votação para o Oscar 2026 começará em 12 de janeiro e se estenderá até o dia 16 do mesmo mês. Os indicados serão revelados em 22 de janeiro, seguidos pelo tradicional almoço em 10 de fevereiro. A votação final ocorrerá de 26 de fevereiro a 5 de março, e a cerimônia de premiação está agendada para 15 de março, sujeita a possíveis alterações devido a imprevistos.

Os filmes que desejam concorrer devem ter pelo menos 40 minutos de duração e serem exibidos em formatos de 35mm ou 70mm, ou em um formato digital específico. Além disso, precisam ser exibidos por no mínimo sete dias consecutivos em áreas metropolitanas dos Estados Unidos reconhecidas pela Academia.

Acompanhamento das Atividades dos Membros e Cartões de Votação

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para garantir que os membros assistam a todos os filmes, a Academia verificará a atividade individual na plataforma de streaming Academy Screening Room. Quem assistir aos filmes em festivais, eventos privados ou exibições organizadas pelos criadores deverá preencher um formulário registrando as sessões. Esse processo, já utilizado em categorias como filmes internacionais, animações e curtas, será agora aplicado a todos os concorrentes.

A Academia também vai modificar os cartões de votação, que passarão a exibir detalhes sobre os profissionais indicados aos prêmios, além dos nomes dos filmes.

Leia também:

Novas regras do Oscar: Categoria Inédita e Uso da Inteligência Artificial

O Oscar 2026 terá uma nova categoria, “Conquista em Elenco”, que premiará o trabalho colaborativo de diretores de elenco, cineastas e produtores. O vencedor será escolhido a partir de uma lista de 10 indicados, com reconhecimento público por suas contribuições criativas.

Para participar, o diretor de elenco deverá compartilhar uma descrição do processo de seleção, uma foto do elenco ou uma lista completa dos nomes participantes. A decisão final caberá ao Comitê Executivo da premiação, embora produtores e diretores possam influenciar o processo.

A Academia também permitirá o uso de inteligência artificial (IA) generativa nos filmes concorrentes. Segundo a entidade, o uso de IA “nem prejudica, nem ajuda as chances de conquistar uma nomeação”, mas os votantes analisarão o quanto elementos humanos estão “no coração da autoria criativa” ao escolher um ganhador. Inclusive, a Relyance AI lançou uma plataforma que otimiza o compliance em dados empresariais, algo que pode auxiliar na avaliação do uso ético da IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, todos os membros poderão votar na categoria de Melhor Curta Animado, e a categoria de Melhor Filme Internacional incluirá trabalhos de cineastas refugiados ou que pediram asilo político. Festivais como Cannes terão acesso mais direto aos membros da Academia, e canções originais deverão ser registradas até 15 de outubro, enquanto as trilhas completas têm prazo até 3 de novembro.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.