▲
- A Rússia propõe criminalizar a mineração de criptomoedas ilegais para combater a lavagem de dinheiro.
- Essa mudança pode impactar mineradores e usuários de criptomoedas no país.
- As novas legislações também visam reforçar a responsabilidade administrativa.
- Novas proibições de mineração podem ser implementadas em mais regiões da Rússia.
A Agência Russa de Combate à Lavagem de Dinheiro (AML) quer criminalizar crypto mining ilegal no país. A alegação é que esses mineradores ilícitos estão ajudando criminosos a lavar dinheiro. A proposta, idealizada pelo Serviço Federal de Monitoramento Financeiro (Rosfinmonitoring), está sendo elaborada em conjunto com o Ministério das Finanças e o Banco Central da Rússia.
Agência Russa de AML Propõe Criminalizar Crypto Mining Ilegal
O Rosfinmonitoring também quer que os infratores sejam responsabilizados administrativamente. German Neglyad, vice-diretor da agência, informou sobre os planos aos membros do Conselho da Federação, a câmara alta do parlamento russo, no início deste mês.
De acordo com o Jornal Parlamentar Russo, a Câmara Cívica Russa, um dos principais órgãos de formulação de políticas do país, também apoia a proposta.
Nikolai Zhuravlev, vice-presidente do Conselho da Federação, afirmou que os legisladores precisam “estar à frente da curva” para “eliminar efetivamente as vulnerabilidades do sistema financeiro moderno”.
Osman Kabaloev, vice-diretor do Departamento de Política Financeira do Ministério das Finanças, também informou que as alterações legais “já estão sendo preparadas”.
Leia também:
Kabaloev explicou que a nova legislação vai ampliar as punições que os tribunais podem aplicar aos mineradores ilegais. Se você se interessa pelo mundo das criptomoedas, aproveite para ler sobre Meme Coins com Potencial de Crescimento.
Situação Legal do Crypto Mining na Rússia
Atualmente, a mineração de criptomoedas é ilegal em apenas nove regiões russas e controladas pela Rússia durante os meses de inverno.
Na parte sul do centro de mineração de Bitcoin de Irkutsk Oblast, uma proibição anual está em vigor até 2031. No entanto, a mineração de criptomoedas nessas áreas ainda não é punível sob os termos do código penal russo.
Em vez disso, a polícia só pode acusar mineradores ilegais ou quase legais de roubo de eletricidade ou uso indevido de energia subsidiada.
Isso significa que, na maioria dos casos, os tribunais não têm poder suficiente para aplicar penas de prisão ou multas pesadas. Em alguns casos, os mineradores ilegais são simplesmente obrigados a pagar o custo da eletricidade que “roubaram” das redes locais, além das custas judiciais.
No resto do país, os russos podem minerar criptomoedas em casa, desde que não utilizem mais de 6.000 kWh de energia por mês. Indivíduos ou empresas que usam mais do que essa quantidade devem se inscrever em um registro nacional gerenciado pelo Serviço Federal de Impostos.
O Rosfinmonitoring informou que a nova legislação estabelecerá a responsabilidade para aqueles que não cumprirem “os requisitos estabelecidos para a circulação de cryptoassets“.
A agência acrescentou que as novas regras cobrirão “responsabilidade administrativa e criminal, diferenciadas dependendo da gravidade do crime”. Se você acompanha o mundo da tecnologia, não deixe de conferir a notícia sobre a IBM Apresenta Inteligência Artificial Autônoma para Segurança Cibernética.
Novas Proibições a Caminho?
O Ministério da Energia informou, no início deste mês, que estava considerando estender suas proibições a mais três regiões.
Reportagens da mídia afirmam que proibições de mineração podem estar chegando no norte da Carélia, no Penza Oblast e em algumas partes de Khakassia.
O ministério deve tomar uma decisão final sobre o assunto em algum momento de maio, confirmaram as autoridades.
A popularidade da mineração de Bitcoin, Ethereum e altcoin continua a crescer na Rússia. Alguns atribuem isso aos recentes aumentos nos preços globais do BTC.
Em janeiro, um especialista em mineração afirmou que a demanda por equipamentos e serviços de mineração de criptomoedas triplicou desde o último trimestre do ano fiscal de 2023. Para ficar por dentro das novidades do mundo da tecnologia, veja também sobre o Google testa novas ferramentas para aprendizado de idiomas.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Cryptonews