A Amazon apresentou um recurso bem estranho, agora a assistente Alexa vai ter a possibilidade de imitar as vozes de pessoas que já faleceram. A demonstração foi feito pelo cientista-chefe da Alexa IA, que aconteceu na conferência anual MARS.
Alexa ganha funcionalidade intrigante e assustadora
Rohit Prasad mostrou o novo recurso que deixou as pessoas um pouco assustadas. Sabemos que uma IA não pode eliminar a dor de perder alguém, mas ela pode fazer memórias boas durarem mais.
Usando essas palavras, o cientista-chefe da companhia, fez uma demonstração do novo recurso que pode parecer de outro mundo. No vídeo um garotinho pede para a Alexa ler “O Mágico de Oz” na voz de sua falecida avó.
Na demonstração isso foi feito com grande facilidade, a exibição foi curta, mas criou a curiosidade e outros sentimentos nos espectadores. Rohit Prasad ressaltou que os atributos humanos na Alexa e em outras assistentes é importante, principalmente em tempos de pandemia, onde as perdas foram maiores.
Ainda na apresentação, foi mostrado que os sistemas de IA, conseguem aprender a imitar a voz de um individuo com uma gravação de apenas um minuto. Então não é difícil, ensinar para ela como ganhar a voz de quem já se foi.
Se você se sentiu desconfortável com o novo recurso, saiba que isso pode ser mais comum do que você pensa. E também é importante ressaltar que é normal, e compreensível sentir estranhamento com isso.
O recurso é muito usado na indústria de videogames e cinema, sendo chamado de audio deepfakes. Uma voz sintética é criada a partir da original, com auxílio da própria IA.
Com isso, aplicativos como o Resemble, o ReSpeecher e o iSpeech, criam vozes de qualquer pessoa com minutos de gravação. A utilidade é usada para ficção, ou brincadeiras nas mãos de outros. Agora diga para nós, o que achou da novidade? Ficou desconfortável com isso? Diga para nós nos comentários.
Fonte: AWS Events