Alexa agora imita vozes de parentes mortos

A Alexa possui uma funcionalidade bem estranha que muitas pessoas não conheciam até ser revelada recentemente
Avatar de Nalbert Gomes
23/06/2022 às 11:11 | Atualizado há 2 anos
Alexa ganha recurso estranho

A Amazon apresentou um recurso bem estranho, agora a assistente Alexa vai ter a possibilidade de imitar as vozes de pessoas que já faleceram. A demonstração foi feito pelo cientista-chefe da Alexa IA, que aconteceu na conferência anual MARS.

Alexa ganha funcionalidade intrigante e assustadora

Rohit Prasad mostrou o novo recurso que deixou as pessoas um pouco assustadas. Sabemos que uma IA não pode eliminar a dor de perder alguém, mas ela pode fazer memórias boas durarem mais.

Usando essas palavras, o cientista-chefe da companhia, fez uma demonstração do novo recurso que pode parecer de outro mundo. No vídeo um garotinho pede para a Alexa ler “O Mágico de Oz” na voz de sua falecida avó.

YouTube video

Na demonstração isso foi feito com grande facilidade, a exibição foi curta, mas criou a curiosidade e outros sentimentos nos espectadores. Rohit Prasad ressaltou que os atributos humanos na Alexa e em outras assistentes é importante, principalmente em tempos de pandemia, onde as perdas foram maiores.

Ainda na apresentação, foi mostrado que os sistemas de IA, conseguem aprender a imitar a voz de um individuo com uma gravação de apenas um minuto. Então não é difícil, ensinar para ela como ganhar a voz de quem já se foi.

Alexa ganha recurso assustador
Alexa ganha recurso assustador (Imagem: Flickr)

Se você se sentiu desconfortável com o novo recurso, saiba que isso pode ser mais comum do que você pensa. E também é importante ressaltar que é normal, e compreensível sentir estranhamento com isso.

O recurso é muito usado na indústria de videogames e cinema, sendo chamado de audio deepfakes. Uma voz sintética é criada a partir da original, com auxílio da própria IA.

Com isso, aplicativos como o Resemble, o ReSpeecher e o iSpeech, criam vozes de qualquer pessoa com minutos de gravação. A utilidade é usada para ficção, ou brincadeiras nas mãos de outros. Agora diga para nós, o que achou da novidade? Ficou desconfortável com isso? Diga para nós nos comentários.

Fonte: AWS Events

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ