▲
- A Amazon apresentou seu robô Vulcan, projetado para auxiliar humanos em armazéns.
- O robô deve realizar tarefas pesadas enquanto humanos continuam em funções estratégicas.
- O projeto visa melhorar a segurança e oferece treinamentos técnicos a funcionários.
- Estudiosos apontam que a automação poderá criar novas funções no mercado.
A Amazon anunciou um avanço na automação de armazéns com seu novo robô Vulcan, capaz de “sentir” objetos. O equipamento foi projetado para trabalhar ao lado de humanos, assumindo tarefas ergonomicamente desafiadoras, como coletar itens em prateleiras altas ou baixas.
Robôs e humanos trabalhando juntos
Segundo o CEO Andy Jassy, o Vulcan tem como objetivo tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Em publicação no X (antigo Twitter), ele destacou que a tecnologia cria oportunidades para os funcionários desenvolverem habilidades em manutenção robótica. Os trabalhadores humanos continuarão coletando itens armazenados em prateleiras de altura média ou que o robô ainda não consegue manipular.
A empresa também está treinando um grupo seleto de funcionários para se tornarem técnicos em robótica. Essa capacitação faz parte de um programa de requalificação profissional oferecido pela Amazon, que já criou centenas de novas funções relacionadas à automação, como monitores de piso robótico e engenheiros de manutenção.
Impacto no mercado de trabalho
O Fórum Econômico Mundial estima que 92 milhões de funções serão substituídas pela automação, mas 170 milhões de novas vagas serão criadas. Na Amazon, a transição não ocorrerá na proporção de 1:1 – o número de supervisores necessários para os robôs será menor que o de trabalhadores humanos substituídos.
A empresa já havia tentado expandir sua tecnologia de automação para o varejo com o sistema Amazon Go de lojas sem caixas. No entanto, a iniciativa enfrentou resistência do setor e revelou dependência de humanos para análise de vídeos na Índia, levando a Amazon a reduzir seu uso.
Leia também:
Enquanto isso, outras empresas como a Microsoft também investem em tecnologias que combinam IA e automação para transformar processos de trabalho.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Exame