Há pouco mais de um ano, Amazon anunciou a iniciativa The Climate Pledge, prometendo atingir as metas do Acordo de Paris dez anos antes. Isso significa que a empresa quer atingir o carbono líquido zero até 2040 e, para isso, a Amazon disse que investirá pesadamente na criação de uma frota de veículos elétricos de entrega, inclusive por meio de um investimento na Rivian, uma novata no segmento de EV, que fornecer à Amazon 100.000 veículos até 2030.
Hoje, as duas empresas são reveladores o primeiro veículo de entrega personalizado da Amazon vindo da parceria, e certamente se parece com uma van de entrega. Além de ser um veículo elétrico, a van possui uma série de recursos de segurança adicionais. Há “detecção de sensor de última geração” e tecnologia para ajudar os motoristas a lidar com rodovias e tráfego, bem como câmeras que fornecem uma visão de 360 graus dos arredores da van em um display dentro da cabine. A integração do Alexa permite que os motoristas obtenham informações sobre o tempo e a rota com as mãos livres.
No lado mais físico das coisas, o pára-brisa é maior para fornecer melhor visibilidade na estrada e a porta do motorista é reforçada para proteção extra. A cabine tem uma “pista de dança” para permitir a movimentação fácil do motorista, e a parte de armazenamento da van usa três níveis de prateleiras e uma porta tipo antepara que pode ser facilmente aberta e fechada. Também há caudas brilhantes em toda a parte traseira, de modo que a frenagem não passa despercebida aos outros motoristas.
Conforme anunciado no ano passado, a Amazon planeja ter 10.000 desses veículos nas estradas até 2022 e 100.000 até 2030. A empresa também investirá em infraestrutura para dar suporte aos novos veículos, como novas estações de recarga e mudanças nas estações de entrega . A empresa também recentemente comprou 1.800 veículos elétricos da Mercedes-Benz para uso na Europa.
Leia também: