A Amazon resolveu, finalmente, dar um banho de loja no serviço Amazon Prime Vídeo para competir com as interfaces dos concorrentes. Ficou bonita, só há um “problema”: a semelhança bem nitída com a interface da Netflix.
A empresa anteriormente dirigida por Jeff Bezos anunciou nessa segunda-feira, 18, que seu serviço de streaming ganharia uma nova interface de usuário depois de anos com a confusa interface anterior. A atualização começará a ser lançada para dispositivos de streaming como a própria linha Fire TV da Amazon esta semana, com uma vaga promessa de “em breve” para outros dispositivos. A Amazon também lançou um pequeno vídeo explicando todas as mudanças.
Parece que o conteúdo ainda é classificado em linhas horizontais com imagens grandes e retangulares promovendo cada show ou filme, mas como você acessa tudo isso mudou um pouco. Agora existem seis guias primárias, cada uma acessível através de um novo menu de barra lateral em vez de dispostas horizontalmente ao longo da parte superior da tela como antes: Home, Store, Find, LIVE TV, Free With Ads e My Stuff. O conteúdo que vem gratuitamente com uma assinatura do Prime Video (ou presumivelmente qualquer assinatura anexada, como a Paramount+) é marcado com um marca de verificação azul, enquanto qualquer coisa que você precisa alugar ou comprar tem um ícone de saco de compras agora.
A tela “Home” tem fácil acesso a outras assinaturas, bem como uma nova linha “Continue Assistindo” que mostra não só o que você está assistindo, mas o quão longe você chegou antes de parar da última vez. Uma nova seção top 10 mostra o que tem sido popular ultimamente, caso você não queira perder nenhum zeitgeists. Além de tudo isso, há um novo sub-menu “Sports” aqui que lhe dá acesso a qualquer esporte ao vivo que suas várias assinaturas oferecem. Dada a próxima estreia da Amazon de jogos semanais exclusivos da NFL através do Prime Video americana, esta será uma página importante para milhões de clientes conhecerem.
Leia também:
Geralmente, é tudo um pouco mais elegante e mais limpo, embora os quadradis sejam muito grandes, e a atualização parece ainda promover fortemente os originais da Amazon acima de qualquer outra coisa. Essa atualização foi realmente apenas uma questão de tempo depois que a Amazon revisou toda a sua interface do Fire TV em 2020 com uma nova experiência que se parece muito com o novo aplicativo Prime Video.
Quando e quem recebe a atualização
Como dito acima, nessa semana os dispositivos Fire irão receber a nova atualização, além dos dispostivios Roku, além de celulares e tablets com Android.
Já iPhones e iPads irão receber a atualização “nos próximos meses” sem ainda uma data especifíca.
Já o PlayStation 3 e a Apple TV de terceira geração, segundo o The Verge, ficarão de fora. Tudo continua funcionando, mas com a interface atual.