Já faz um tempo que a AMD se consolidou com grande concorrente da linha Intel Core com suas CPUs Ryzen. Hoje na CES 2022, a AMD está introduzindo suas CPUs para laptops série Ryzen 6000, que são construídas em um processo Zen 3+ de 6nm e ostentam uma atualização significativa: gráficos RDNA 2.
A empresa afirma que esses novos chips serão capazes de lidar com a maioria dos jogos AAA em 1080p, com desempenho de jogo mais do que o dobro do que os gráficos Radeon da geração anterior.
Você também pode esperar mais do que apenas a atualização de velocidade usual. A AMD afirma que seu núcleo Zen 3+ pode alcançar melhores níveis de economia de energia, com recursos como o gerenciamento de energia adaptativo.
A empresa disse que os novos chips Ryzen 6000 chegam a consumir até 30% menos energia quando comparado com a versão anterior.
Melhor ainda, a AMD diz que oferecerá até 24 horas de reprodução de filmes. No lado da segurança, o Ryzen 6000 é a primeira plataforma a integrar o novo chip de segurança Pluton da Microsoft.
No geral, os chips móveis Ryzen 6000 serão cerca de 11% mais rápidos que o hardware Ryzen 5000 quando se trata de tarefas únicas, e até 28% mais rápido para o trabalho em multiprocessamento.
A nova família de processadores será liderada pelo Ryzen 9 9 6980HX de 8 núcleos/16 threads, que pode atingir velocidades de clock de até 5GHz.
Dado que esta é uma plataforma de CPU totalmente nova, ela também embala em outros upgrades como ram DDR5 mais rápido, que a AMD diz que melhorará drasticamente o desempenho da GPU integrada, ao lado da integração Wi-Fi 6E e melhor suporte para dispositivos PCIe 4.0 e USB 4.