▲
- A AMD Radeon RX 9070 XT foi testada e revelou altas temperaturas na memória GDDR6.
- Você pode melhorar o desempenho da placa substituindo as almofadas térmicas originais.
- A troca reduziu as temperaturas em até 6°C, beneficiando usuários que buscam maior eficiência.
- Essa solução é útil para quem enfrenta problemas de aquecimento em placas similares.
A AMD Radeon RX 9070 XT, mesmo não sendo amplamente divulgada, continua a despertar curiosidade. Recentemente, um modelo de referência foi fotografado, desmontado e testado, revelando detalhes sobre seu design e desempenho. Descobriu-se que a substituição das almofadas térmicas pode ser uma solução eficaz para lidar com as altas temperaturas da memória GDDR6. Vamos conferir os detalhes!
Afinal, o que esperar dessa placa e como ela se comporta em diferentes cenários?
Detalhes da AMD Radeon RX 9070 XT OEM
Embora a AMD não tenha lançado o modelo de referência “MBA” no varejo, as versões RX 9070 XT e RX 9070 “MBA” estão presentes em PCs de fabricantes originais (OEMs). Alguns varejistas adquirem essas placas e as vendem através de sites de terceiros.
Um desses modelos foi visto no Goofish, com um preço de 5499 RMB, o que equivale a US$748. Esse valor está próximo do preço de varejo chinês de 4999 RMB (US$680). A diferença se deve a impostos regionais e à menor disponibilidade das placas, elevando os preços. Inclusive, a MediaTek anunciou o Dimensity 9400+, chip com tecnologia 3nm da TSMC e maior eficiência energética.
O modelo de referência possui um design de 2,5 slots, com uma proteção preta e uma placa traseira estendida. A placa traseira tem uma grande abertura para dissipar o ar produzido pela terceira ventoinha do sistema de resfriamento. O design MBA (“Made by AMD”) apresenta grandes logotipos da Radeon nas laterais e na parte traseira. A alimentação é fornecida por dois conectores de 8 pinos, e as saídas de vídeo incluem 1 HDMI e três DisplayPort.
Leia também:
Sob o capô, a AMD Radeon RX 9070 XT possui um grande dissipador de calor de alumínio com duas seções, equipado com oito heat pipes de cobre. A placa de circuito impresso (PCB) também segue o design de referência, com um total de 14 fases. Há oito locais para memória GDDR6 VRAM, utilizando ICs da Samsung, com a GPU no centro. A GPU usa Honeywell PTM7950 TIM, e o ID da PCB é “109-G295A7-00D_03”.
Testes de temperatura e soluções térmicas
Um usuário testou a placa de vídeo AMD Radeon RX 9070 XT de referência em vários benchmarks sintéticos para verificar as temperaturas. No Furmark, as temperaturas máximas da GPU atingiram 62°C, com a temperatura do HotSpot chegando a 84°C e a temperatura da memória atingindo 88°C.
O usuário substituiu o TIM de referência por uma folha de graxa térmica, o que não alterou muito as temperaturas do núcleo, mas reduziu as temperaturas da memória em 6°C (82°C). Há relatos de temperaturas elevadas da memória em alguns designs personalizados das placas da série RX 9070, e parece que os usuários podem ter que substituir manualmente as almofadas térmicas para obter temperaturas mais baixas.
Considerações Finais sobre a AMD Radeon RX 9070 XT
O design de referência da AMD Radeon RX 9070 XT parece interessante, mas não é vendido nos Estados Unidos ou na União Europeia. No entanto, os usuários têm muitas variantes personalizadas da placa para escolher.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Wccftech