▲
- A versão beta do Android 16 QPR1 já disponibiliza interfaces redesenhadas, novas animações e tipografia atualizada.
- Para quem usa software beta ou possui aparelhos de testes, a atualização traz melhorias visuais e novas funcionalidades graduais.
- Usuários podem experimentar o redesenho Material 3 Expressive e o modo desktop ainda em desenvolvimento.
- O feedback dos testadores é fundamental para ajustes finais antes do lançamento oficial.
Se você já instalou a versão estável do Android 16 no seu celular Pixel, pode ter notado a ausência de uma atualização visual significativa. Acontece que algumas das mudanças mais aguardadas do sistema só chegarão com a primeira grande atualização posterior, conhecida como Android 16 QPR1, prevista para o início de setembro.
Essa nova programação de lançamentos da plataforma implica que, mesmo com recursos na versão estável como Live Updates e aplicativos adaptáveis, o redesenho Material 3 Expressive, anunciado pelo Google em 13 de maio, e um novo modo de desktop, não estão presentes. A nova animação do Gemini no Google promete mudança visual na interface, exemplificando a evolução constante dos elementos gráficos.
Para quem está disposto a usar software beta no dia a dia, ou possui um aparelho Pixel extra para testes, a versão beta do QPR1 está disponível desde 20 de maio. Ela já inclui interfaces redesenhadas, animações novas e tipografia atualizada. Além disso, a chegada de novas funcionalidades, como as que levam inteligência artificial para papéis de parede do WhatsApp no iOS, mostra uma tendência de aprimoramentos graduais.
O autor tem testado a beta, que já está em sua terceira versão (QPR1 Beta 2). Ele observa que algumas mudanças são bem-vindas, enquanto outras podem causar estranhamento. Este é um processo natural de desenvolvimento, onde o feedback dos testadores é importante para os ajustes finais antes da liberação oficial da atualização para todos os usuários.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.