Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito

Avatar de Redação
06/09/2020 às 13:12 | Atualizado há 4 anos
Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito
Outros destaques

O ThinkPad X13 Yoga da Lenovo está logo abaixo do X1 Yoga na cadeia alimentar dos conversíveis ThinkPad. Este PC pesa apenas 2,76 libras, ainda mais leve que seu irmão premium, e não faz muitas concessões. Ele vem com os processadores Intel ‘Comet Lake’ de décima geração, e este tem um sabor vPro. Você também encontrará uma tela FHD de 13,3 polegadas, Thunderbolt 3 e um chassi de fibra de carbono.

Outras coisas que são novas neste modelo, além dos chips de 10ª geração da Intel, são chaves de comunicações unificadas dedicadas, alto-falantes Dolby Atmos e Wi-Fi 6. Tudo isso vem em um pacote com certificação MIL-STD-810G, assim como todos os ThinkPads.

Especificações

CPU Intel Core i5-10310U de 10ª geração (4C / 8T, 1,7 / 4,4 GHz, 6 MB)
Gráficos Gráficos Intel UHD
Exibição 13,3 “FHD (1920×1080) IPS 300nits anti-reflexo / anti-manchas
Corpo 12,2 x 8,6 x 0,63 pol. (310,4 x 219 x 15,95 mm), 2,76 lbs (1,25 kg)
Memória 16 GB soldado DDR4-2666
Armazenamento 256 GB SSD M.2 2280 PCIe NVMe Opal2
Conectividade Intel AX201 11ax, 2×2 + BT5.0
Portas (1) Thunderbolt 3 (Tipo-C)
(1) USB 3.1 Gen 1 (Tipo-C)
(2) USB 3.1 Gen 1 (Tipo-A) (1 sempre ativado)
(1) HDMI 1.4b
(1) Conector de extensão Ethernet (encaixe lateral)
(1) Conector combinado para microfone / fone de ouvido
(1) Leitor de cartão Micro-SD
(1) ThinkPad Pen Pro Garage
Câmera HD 720p + IR com filtro de privacidade de câmera ThinkShutter
Teclado 6 linhas, teclas Fn multimídia, teclas UC, luz de fundo LED
Navegação Dispositivo apontador TrackPoint e touchpad de superfície Mylar sem botão
Áudio 2 alto-falantes de 2 watts, sistema de alto-falantes Dolby Audio, microfones de matriz dupla
Bateria 50 watts-hora, íon de lítio
Cor Preto
Material Tampa da tela: Fibra de carbono híbrida; Embaixo: Magnésio
SO Windows 10 Pro
Preço $ 1.311,00

Observe que esse preço é válido no momento da escrita, pois ele flutua no site da Lenovo.

Dia um

Projeto

O ThinkPad X13 Yoga Gen 1 é o sucessor do ThinkPad X390 Yoga e, francamente, não mudou muito no departamento de design. Bem, sejamos claros, porque a maioria dos ThinkPads tem praticamente a mesma aparência. Ele vem em preto e tem o logotipo prata do ThinkPad estampado na tampa. Essa declaração anterior se aplica à maioria da escalação.

O que quero dizer quando digo que não mudou muita coisa é que o chassi é exatamente do mesmo tamanho. É um pouco mais leve, pesando 2,76 libras em vez de 2,85 libras, mas as dimensões são idênticas. Isso é algo que mencionarei novamente na seção de monitores, porque parece que os engastes são grandes demais para um conversível premium em 2020.

Ele obtém seu confortável chassi leve por ser feito de fibra de carbono na parte superior e magnésio na parte inferior. Parece bastante premium, o que eu esperava, já que este é um passo abaixo do X1 Yoga. Na verdade, é quase como o X1 Yoga se nunca tivesse se transformado em alumínio e se a tela tivesse 13,3 polegadas.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 1

Os portos são os mesmos do ano passado. Existem duas portas USB Tipo C no lado esquerdo, uma das quais é Thunderbolt 3 e a outra é USB 3.1 Gen 1. O Thunderbolt 3 é emparelhado com uma porta de extensão Ethernet para uma solução de encaixe mecânico. Você também encontrará uma porta USB 3.1 Gen 1 Type-A e um conector de áudio de 3,5 mm.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 2

No lado direito, você encontrará HDMI 1.4b, outra porta USB 3.1 Gen 1 Type-A, um botão liga / desliga e microSD. E sim, a bandeja abaixo do slot microSD é para um cartão nano-SIM. O modelo que a Lenovo me enviou é de fato um modelo de celular.

A má notícia é que não consegui fazer o 4G LTE realmente funcionar. Cada vez que eu inseria um cartão SIM, o driver continuava iniciando e travando. Tentei alguns problemas regulares, como reinstalar o driver e tal, mas não deu certo.

Display e áudio

O Lenovo ThinkPad X13 Yoga Gen 1 tem uma tela FHD de 13,3 polegadas e, embora não haja a opção UHD, existem algumas opções para o painel FHD. O modelo que a Lenovo me enviou é de 300 nits, e é o mais escuro que a empresa fabrica. Há também um painel de 400 nit e uma tela de privacidade de 500 nit.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 3

Achei a tela bastante impressionante, em termos de brilho, precisão de cores e ângulo de visão. Uma coisa que sempre menciono é a capacidade de usá-lo ao ar livre. Na era de trabalhar em casa, sinto que é mais importante do que nunca poder trabalhar confortavelmente em um telhado, varanda ou apenas em algum lugar além de um escritório doméstico improvisado e abafado. Isso deu certo, mas é bom saber que existe uma opção ainda mais brilhante.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 4

Uma coisa que achei um pouco decepcionante é o tamanho dos engastes. Com um queixo enorme e uma grande moldura superior que se ajusta a uma webcam e uma câmera infravermelha. Parece muito 2019 porque, francamente, este design estreou no ThinkPad X390 Yoga de 2019. O X390 Yoga, no entanto, foi reduzido um pouco em relação ao ThinkPad X380 Yoga de 2018. Verifiquei duas vezes porque, se não, eu teria dito que era um design de 2018.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 5

Os alto-falantes duplos de 2W estão localizados na parte inferior do laptop e, na verdade, me impressionaram mais do que eu pensava. A Lenovo listou o sistema de alto-falantes Dolby Audio como um dos principais novos recursos, e eu quase o ignorei, pois ver a marca Dolby em alto-falantes de laptop não é exatamente incomum. Mas esses alto-falantes não são apenas nítidos, mas também muito altos. Para tudo, desde filmes a música e chamadas em conferência, o ThinkPad X13 Yoga é impressionante.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 6

Outra coisa que você encontrará é uma pen garage, um recurso básico para conversíveis ThinkPad. Eu pessoalmente adoro isso, porque é uma maneira fácil não apenas de manter a caneta carregada, mas também de mantê-la comigo o tempo todo.

Teclado e trackpad

ThinkPads são conhecidos por seus teclados e, de fato, este é um dos melhores que existem. Além de confortável de digitar, é preciso. É o Cadillac dos teclados. Mas, claro, se você tem uma empresa que está procurando alguns conversíveis para distribuir aos funcionários, você já sabe disso. Na verdade, os funcionários para os quais você está entregando esta máquina provavelmente já estão familiarizados com o que esperar.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 7

Uma coisa que tenho notado com frequência é que os teclados dos conversíveis ThinkPad são somente um pouco mais raso do que aqueles em conchas. Eu prefiro o teclado em conversíveis; Eu realmente acho que é o ponto ideal.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 8

Outra coisa com a qual qualquer pessoa que já usou um ThinkPad está familiarizada é o TrackPoint. Sim, esse é o nó vermelho entre as teclas G, H e B que você pode usar para controlar o ponteiro na tela. Esta é uma relíquia da época em que trackpads em PCs com Windows não eram bons; no entanto, o TrackPoint tem sua base de fãs, que se revoltaria se a Lenovo o removesse. Se você não gosta, pode sempre ignorar. Pessoalmente, não me importo que esteja lá, se esse é o preço que pago por um teclado tão bom.

E como sempre, há um trackpad do Microsoft Precision com três botões físicos acima dele. Sim, o trackpad é clicável, pois esses botões são realmente projetados para uso com o TrackPoint. Pessoalmente, gosto de usá-los com o trackpad; eles apenas tornam as operações de arrastar e soltar mais fáceis.

Eu sempre vejo a combinação de teclado e trackpad como a principal proposta de valor de qualquer ThinkPad de última geração, porque é uma experiência premium. No entanto, o teclado é um pouco mais profundo do que a concorrência, e se você quiser algo mais moderno, recomendo dar uma olhada na linha ThinkBook da Lenovo.

Desempenho e bateria

O ThinkPad X13 Yoga que a Lenovo me enviou vem com um Intel Core i5-10310U e 16 GB de RAM com um SSD de 256 GB. É uma configuração bastante intermediária, bastante comum nas empresas. A CPU é a principal, mas a RAM extra a mantém um pouco mais preparada para o futuro.

O Core i5-10310U é um processador quad-core de 15 W com oito threads da família Comet Lake. É a versão vPro do Core i5-10210U. Você também pode obter isso configurado com um Core i7-10510U ou Core i7-10610U, que é o Core i7 quad-core. Não há opção para o hexa-core Core i7-10710U ou Core i7-10810U.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 9

O desempenho foi decente. Para produtividade geral, não tive nenhum problema, mas ele teve problemas com a edição de fotos, especialmente se eu tivesse muitas fotos abertas no Photoshop. Acabei tendo que ajustar o controle deslizante de energia com mais freqüência do que faço.

Como você provavelmente sabe, meu teste de bateria é de uso no mundo real. Eu trabalho no Chrome, Photoshop, OneNote e aplicativos de produtividade em geral como o Office. Com o brilho em torno de 50% e o controle deslizante de energia no nível acima do economizador de bateria, tive pouco mais de cinco horas de uso.

Mas, como mencionei, tive que brincar um pouco com o controle deslizante de energia. Para que a edição de fotos seja uma experiência confortável, virei o controle deslizante para cima e com certeza fez a diferença. Obviamente, isso afetará a vida útil da bateria.

Para benchmarks, usei o PCMark 8 e o PCMark 10.

PCMark 8: Home PCMark 8: criativo
Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 10 Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 11
Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 12 Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 13
PCMark 8: Trabalho PCMark 10
Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 14 Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 15
Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 16 Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 17

Não há nada surpreendente sobre as pontuações de benchmark aqui. Esta é uma configuração bastante padrão para um laptop empresarial, então não vou me aprofundar muito nela.

Conclusão

O Lenovo ThinkPad X13 Yoga Gen 1 é um excelente conversível empresarial. Eu sempre costumo cantar os elogios dos ThinkPads, porque eles sempre acertam as coisas importantes, como os melhores teclados que existem. No entanto, há uma diferença nas diferentes camadas. Alguns meses atrás, eu analisou o ThinkPad L13 Yoga. Você não precisa usar o X13 Yoga por muito tempo para ver o quanto ele é premium.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 18

Tive dois problemas principais com o produto. Uma delas foi a experiência do celular com erros. Há muito tempo que esperava que a Lenovo me enviasse um laptop celular e agora, quando finalmente aconteceu, tive um problema. O problema mais importante que tive é que ele tem engastes relativamente grandes e, francamente, é apenas um design de 2019. Eu absolutamente penso nisso como um PC premium, mas os engastes são mais intermediários.

Claro, não acho que alguém compre ThinkPads pelo tamanho do bisel. Eles os compram pela qualidade de construção, por seus teclados lendários e por serem apenas PCs excelentes. O ThinkPad X13 Yoga verifica as caixas certas para saber o que me faz amar a linha ThinkPad. Se você está procurando um conversível executivo de 13 polegadas, vale a pena conferir o X13 Yoga.

Análise do Lenovo ThinkPad X13 Yoga: Um conversível de negócios fantástico, mas não mudou muito 19

Comunicar um problema com o artigo

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ