Análise: Uma Semana com o iPhone 16e

Confira nossa análise após uma semana usando o iPhone 16e. O desempenho e as novidades em destaque.
Atualizado há 1 mês
iPhone 16e review
iPhone 16e review
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O iPhone 16e review chegou ao mercado como uma opção mais acessível, buscando equilibrar custo e funcionalidades presentes nos modelos flagship da Apple. Lançado há uma semana, este novo smartphone herda várias características dos iPhones mais avançados, mas com algumas concessões para reduzir o preço final. Será que vale a pena economizar e quais são os pontos que realmente fazem falta no dia a dia?

## Design e Tela do iPhone 16e

O iPhone 16e, com preço de 599 dólares, é consideravelmente mais caro que o iPhone SE 3 que substitui. No entanto, ele oferece um chip A18 de última geração, design de tela cheia com Face ID em vez de Touch ID, tecnologia OLED, câmera traseira de 48 megapixels com lente única, bateria de longa duração, USB-C e recursos de segurança como Emergency SOS via Satellite e Detecção de Acidente.

A maioria dos iPhones possui duas ou mais câmeras há vários anos, então a câmera de lente única no iPhone 16e é surpreendentemente sutil e oferece um design limpo e minimalista, onde a câmera não é o principal destaque. Há também menos peso com a configuração de câmera mais fina, então não parece pesado na mão. Você só pode obter o iPhone 16e em preto ou branco, mas são cores clássicas.

Desde que a Apple diminuiu as bordas com a linha principal do iPhone 16, as bordas do iPhone 16e são mais perceptíveis, mas isso é algo que acontecerá principalmente quando estiver próximo a um iPhone 16. A Apple modelou o iPhone 16e após o iPhone 14, então ele também tem um entalhe em vez de uma Dynamic Island.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

A tela OLED não suporta 120Hz e não é tão brilhante quanto a do iPhone 16. Você também não terá a tela sempre ativa e, se estiver acostumado com isso, poderá sentir falta. Mas se você nunca teve essa funcionalidade, não notará a diferença.

## Desempenho e Recursos Adicionais do iPhone 16e

Não há botão de controle da câmera, mas você recebe um botão de ação e suporte para todos os recursos de Apple Intelligence, incluindo Visual Intelligence. Ele é ativado no Control Center ou no botão de ação, em vez do controle da câmera. O botão de controle da câmera não é algo que a maioria das pessoas provavelmente se importará. O chip A18 é basicamente o mesmo chip que você obtém no iPhone 16, mas com um núcleo de GPU a menos, uma mudança que não é muito perceptível.

A Apple adicionou uma porta USB-C para carregamento, mas uma ausência importante é o suporte para MagSafe e Qi2. Não há anel magnético no iPhone 16e, então ele não funciona com todos os acessórios magnéticos que foram lançados para iPhones nos últimos anos. Ele também é limitado a velocidades de carregamento de 7,5W, em vez dos 15W que você pode obter com MagSafe ou Qi2, e essa é uma grande desvantagem.

Se você nunca teve MagSafe, não se importará em carregar principalmente com um cabo, mas se já tiver acessórios MagSafe, será um downgrade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A câmera de 48 megapixels é quase a mesma do iPhone 16 e pode tirar fotos de 1x e 2x. Você não obtém uma lente telefoto com zoom de 5x ou uma lente ultra-wide com zoom de 0,5x e recursos de foto macro, mas esses são recursos de câmera mais de nicho, mais agradáveis de se ter do que essenciais.

## Modem C1 e Conectividade

O iPhone 16e tem um componente exclusivo: o modem C1 da Apple. Até agora, ele parece estar funcionando quase da mesma forma que o chip de modem da Qualcomm, embora não haja suporte para as redes 5G mmWave mais rápidas. Não vimos nenhuma diferença notável de velocidade entre o iPhone 16 e o iPhone 16e ao testar os dispositivos na rede da Verizon, mas o modem C1 realmente pareceu ser mais confiável em alguns casos em que o sinal era baixo.

O iPhone 16e oferece um modem C1 da Apple, que até agora tem desempenho similar ao chip da Qualcomm. Embora não haja suporte para redes 5G mmWave, testes na rede da Verizon mostraram que o modem C1 foi, em alguns casos, mais confiável em áreas com sinal fraco. Muitos aguardam para saber se o novo Apple desenvolve modem C1 mais rápido com suporte mmWave, mas até agora, os resultados são promissores.

Você adquiriu um iPhone 16e? Deixe-nos saber o que você acha dele nos comentários.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Segunda: Uma frase em itálico “Via e então insira o nome do site que foi usado como referência como âncora do link de referência https://www.macrumors.com/2025/03/07/iphone-16e-review/ rel=”nofollow”>Nome do site do RSS

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.