A franquia WWE 2K passou por uma fase de reconstrução nos últimos anos, culminando no WWE 2K24 do ano passado, um dos melhores jogos de luta profissional que a 2K e a desenvolvedora Visual Concepts já produziram em anos. Mas, como a maioria dos fãs de luta livre experientes sabem, uma coisa é provar que você tem material para ser campeão; outra coisa é permanecer nesse nível de elite. Esse é o teste que o WWE 2K25 Review enfrenta agora.
Será que WWE 2K25 Review continua o momento ascendente da série? Ou será que faz alguns movimentos arriscados e infelizes? É hora de calçar os sapatos de luta novamente e descobrir.
Ação no Ringue: Avanços e Retrocessos em WWE 2K25
Nos últimos anos, os jogos WWE 2K têm tomado medidas para refinar sua ação no ringue, adicionando manobras ofensivas e novas maneiras de mudar o ritmo das partidas além das reversões padrão, como bloqueios, desvios e “breakers“. De certa forma, WWE 2K25 aprimora ainda mais o produto entre as cordas: as animações parecem um pouco mais suaves e alguns recursos menores, como a capacidade de lançar ataques das barreiras do lado de fora do ringue, foram adicionados.
Eu também sou fã do novo estilo de luta “Gigante”, que concede àqueles que jogam como um dos grandões (ou grandonas) uma barra extra de “armadura”. Uma vez que a armadura do gigante se desgasta, eles jogam mais como um lutador normal, e sua invulnerabilidade limitada é equilibrada por eles não serem capazes de fazer certos movimentos mais acrobáticos. Eu não me importaria de ver outros arquétipos de lutadores da WWE 2K atualizados para se destacarem mais.
Dito isto, a ação do WWE 2K25 também regride de algumas maneiras. O bloqueio foi removido do jogo e, embora nunca tenha sido algo que eu usei muito, é sempre decepcionante ter algo removido de seu arsenal. O minigame Chain Wrestling também foi trazido de volta, sobre o qual sou um tanto ambivalente. Claro, a mecânica funciona bem o suficiente, mas não é particularmente envolvente, pois força você a manter sua atenção nos medidores do minigame em vez do que seu lutador está realmente fazendo por uma quantidade significativa de tempo. No geral, eu ainda gostei da ação em WWE 2K25, mas fiquei com a sensação persistente de que a série está dando um rumo de volta para truques em vez de ação mais rápida e versatilidade no estilo de jogo de luta.
Leia também:
Novos Tipos de Partida: Sucessos e Fracassos
Os dois novos tipos de partida do WWE 2K25 também são, em grande parte, decepcionantes. A partida Underground é uma adição estranha, já que o experimento da era COVID-19 “Raw Underground” não é particularmente bem lembrado por ninguém. A partida em si não é nada de especial, essencialmente apenas removendo as cordas do ringue e escurecendo a arena para sua partida hardcore padrão. Não há nem mesmo uma arena Underground dedicada (a apresentação única do Raw Underground foi uma das poucas coisas memoráveis sobre ele).
A nova partida Bloodline Rules parece promissora na teoria, mas é bastante decepcionante na prática. Basicamente, os jogadores têm a capacidade de chamar até três run-ins por partida, que podem ser contrariados por seu oponente com seus próprios run-ins. Esses aliados não apenas entram e desaparecem, eles ficam por perto e muitas vezes começam a lutar entre si, resultando em uma confusão cada vez mais desordenada. O resultado final é bem o oposto das partidas “cinematográficas” cuidadosamente orquestradas que Roman Reigns tornou sua marca registrada.
No lado positivo, embora os novos tipos de partida não sejam terrivelmente inspirados, quase todos os tipos de partida no jogo agora podem ser jogados com qualquer combinação de homens e mulheres, já que a luta intergênero faz seu retorno. Claro, a luta intergênero é um tópico divisivo – eu nem sempre sou um grande fã dela na vida real, mas também sou a favor de deixar as pessoas se divertirem dentro do mundo amplamente livre de consequências dos videogames, e pode ser desligada nas opções.
Gráficos e Apresentação: Brilho Usual com Algumas Falhas
Visualmente, WWE 2K25 recebe o brilho menor padrão que a série recebe a cada ano. A iluminação foi aprimorada e a física do cabelo, muitas vezes semelhante à Medusa, dos anos anteriores foi finalmente domada. Como de costume, algumas Superestrelas parecem quase incrivelmente realistas, outras nem tanto (mesmo depois que a própria Bayley direcionou alguma sombra para o jogo do ano passado, ela _ainda_ não parece muito certa).
Indo além da ação central no ringue, WWE 2K25 oferece a variedade usual de maneiras de jogar e uma totalmente nova – A Ilha. Semelhante ao hub The City do NBA 2K, A Ilha permite que você explore áreas temáticas com outros jogadores, suba nas classificações em partidas online, faça seu caminho através de uma série de “missões” para um jogador e, claro, gaste dinheiro em cosméticos.
Eu não vou adoçar: A Ilha é um saco. Embora pareça bom o suficiente, com referências a várias Superestrelas da WWE – um restaurante da Princesa Pirata Kairi Sane aqui, uma loja de conserto de computadores Damage CTRL muito aleatória ali – quase nada disso é interativo de forma significativa. As missões com as quais você pode se envolver são tão básicas quanto possível – encontre um lutador da WWE em algum lugar da Ilha, seja presenteado com uma “cutscene” estática e baseada em texto muito decepcionante, faça uma partida, depois vá encontrar outro lutador, leia mais textos insanos e faça outra partida. Lave e repita.
A Ilha e o Modo Carreira: Uma Desilusão
As histórias apresentadas nas missões da Ilha são puramente coisas de desenho animado de sábado de manhã. Você se verá fazendo coisas como construir uma “armadura de videogame” especial para Xavier Woods para que ele possa lutar contra seu alter-ego de jogo, que de alguma forma ganhou vida, ou embarcando em uma escapada de viagem no tempo com Rey Mysterio graças a uma máscara de lucha mágica. Talvez essas coisas realmente soem meio malucas e divertidas para você, mas confie em mim, tudo é apresentado da maneira mais tediosa possível.
E sim, é claro, tudo sobre A Ilha é ajustado para maximizar os gastos extras. Além das inúmeras lojas no jogo vendendo cosméticos caros (a maioria das coisas custa entre 6.000 e 18.000 “VC”, o que significa que um único pacote de 32.500 VC custando US$ 10 pode comprar apenas dois ou três itens), progredir seu OVR é uma labuta, exigindo _horas_ de jogo para adicionar um único ponto à sua classificação. Claro, quando tentei entrar em algumas partidas online meros minutos depois que A Ilha entrou no ar, eu fui quase exclusivamente combinado com caras com OVRs 100 pagos.
Infelizmente, o esforço que a Visual Concepts investiu em A Ilha parece ter tido um efeito indireto no resto do WWE 2K25, já que o modo de carreira MyRise está notavelmente diminuído este ano. Em vez de duas histórias individuais para os homens e mulheres, elas são espremidas em uma única história e, em vez de um sistema mais intrincado de missões e missões secundárias, você simplesmente recebe uma história principal e a capacidade de se envolver em partidas “Live Event” de preenchimento.
MyRise e Showcase: Altos e Baixos nos Modos de Jogo
A história de MyRise, intitulada “Motim”, é principalmente um absurdo. Depois que seu personagem criado estreia na WWE, a dupla muito improvável de Kevin Owens e Bayley organiza um motim de veteranos do NXT, apesar de ambos terem deixado a marca há muito tempo. O motim não faz sentido, já que 90% das superestrelas da WWE da última década ou mais passaram pelo NXT, então, exatamente, contra o que eles estão se rebelando? A estrela da WWE de hoje é a estrela do NXT de alguns anos atrás. Tudo simplesmente parece aleatório, com nenhuma das alianças ou personagens fazendo qualquer sentido se você assistir à WWE mesmo casualmente.
É decepcionante, porque a narrativa de MyRise realmente melhorou nos últimos anos, com enredos que realmente exploravam a história e as personalidades da WWE de maneiras interessantes, às vezes até desafiando cautelosamente as narrativas da WWE. Isso não é encontrado em lugar nenhum este ano.
Não são todas más notícias, no entanto, já que alguns modos oferecem melhorias. O “The Bloodline’s Dynasty” 2K Showcase se baseia muito bem nas atualizações positivas que o modo recebeu no ano passado, adicionando partidas que permitem que você mude a história e confrontos de “sonho” que nunca aconteceram no mundo real. Isso adiciona alguma variedade muito necessária à experiência Showcase, que às vezes parecia um pouco maçante nos anos anteriores. Novos objetivos cronometrados durante as partidas são um pouco menos bem-sucedidos, mas, no geral, este pode ser o melhor Showcase que temos até hoje.
MyGM é praticamente o mesmo do ano passado e ainda sofre por não permitir que você predetermine os resultados, mas a adição do jogo online é, sem dúvida, um grande impulso para aqueles que gostam do modo. O modo Universo oferece o punhado usual de atualizações anuais, incluindo o retorno das promos, e permanece uma ferramenta sólida, embora seca, para os fantasy bookers. O modo MyFaction no estilo Ultimate-Team também retorna e continua sendo uma combinação estranha para um jogo com um elenco de apenas algumas centenas de nomes para escolher.
Conteúdo e Polimento: WWE 2K25 Vale a Pena?
Um novo modo para um jogador e algumas opções de partida adicionais para o jogo online refrescam um pouco as coisas, mas não mudam fundamentalmente a experiência MyFaction. Embora os jogos WWE 2K sempre tenham tido sua cota de glitches, encontrei mais do que o normal este ano, e não eram apenas pequenos bugs gráficos – travamentos completos no PS5 eram bastante comuns.
Alguns desses problemas já podem ter sido corrigidos, mas é difícil escapar da sensação de que WWE 2K25 está chegando em um estado mais confuso do que seu antecessor. Mesmo com essa falta de polimento e alguns modos dispensáveis, ainda parece que WWE 2K25 oferece uma quantidade sólida de conteúdo que vale a pena explorar. Dito isto, se você optar por ficar com um veterano confiável como WWE 2K24, você não estará perdendo tanto quanto em alguns anos anteriores.
WWE 2K25 Review não consegue aproveitar o impulso criado pelas últimas entradas da série. Para cada passo à frente, como o MyGM online ou o variado Bloodline 2K Showcase, há um passo para trás, como o modo de carreira MyRise sem vida e algumas mudanças questionáveis na jogabilidade principal. A maior mancha é o hub A Ilha, que se destaca em separar os jogadores de seu dinheiro e não muito mais. Certamente ainda há diversão a ser tida com WWE 2K25, mas a série corre o risco de cair de volta para o midcard se continuar nessa nova trajetória.
- Prós:
- A ação central ganha outra camada de polimento
- A versão mais bonita do jogo até hoje
- Bloodline Showcase oferece novas ideias
- MyGM online é uma adição bem-vinda
- Partidas intergênero estão de volta
- Muito conteúdo no geral
- Contras:
- Algumas mudanças preocupantes na jogabilidade
- A Ilha é uma escapada facilmente dispensável
- MyRise parece muito hesitante
- Bastante cheio de glitches no lançamento
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Wccftech