Anatel projeta avanço no Índice ESG entre operadoras de telecomunicações

Índice ESG Anatel: saiba como a Anatel avaliará e ranqueará empresas de telecomunicações em critérios ambientais, sociais e de governança. Descubra mais!
Atualizado há 10 segundos
Índice ESG Anatel

Outros destaques

Incêndio Hughes Los Angeles
Demissões de meteorologistas
Incêndio em Los Angeles
Casa de Tyra Banks queimada
Trump retira EUA acordo Paris

A Anatel planeja lançar um Índice ESG Anatel para o setor de telecomunicações, estimulando boas práticas ambientais, sociais e de governança. A iniciativa, em parceria com o BID, deve ser lançada no início de 2025 e inclui um projeto piloto de selo e um prêmio de investimento climático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice ESG Anatel: Avaliação e Ranqueamento no Setor de Telecom

A criação do Índice ESG Anatel visa criar um parâmetro para avaliar e ranquear empresas de telecomunicações. Isso atende a uma determinação do Conselho Diretor da Anatel, inserida na atualização do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC) em 2023. A ideia é gerar um diagnóstico do mercado e identificar oportunidades de melhoria.

Levantamentos preliminares, por meio de entrevistas com representantes do setor, revelaram assimetrias regulatórias. Empresas de maior porte e de capital aberto já possuem regulações, como as da CVM, que as obrigam a se atentar ao ESG, ao contrário de empresas menores. O objetivo é atuar como um indutor de comportamento, e não como um controlador.

O projeto piloto do Índice ESG Anatel prevê a criação de um selo ESG, com adesão voluntária. A expectativa é que as empresas vejam como benéfico se mostrarem adeptas a essa classificação positiva da agência, relacionada a critérios ambientais. O projeto envolverá também pesquisas internacionais e a definição de estratégias para induzir a transformação das empresas.

Índice ESG Anatel: Projeto Piloto e Prêmio

Além do selo, o projeto com o BID incluirá a implementação de um projeto piloto. O objetivo é testar e aprimorar o Índice ESG Anatel antes de sua implementação em larga escala. Essa fase piloto ajudará a refinar a metodologia de avaliação e garantir que o índice seja justo e eficaz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Outro componente importante do projeto é a instituição do “Prêmio Anatel BID de investimento climático”. Este prêmio reconhecerá e premiará as empresas do setor de telecomunicações que demonstrarem um maior compromisso com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono. Isso visa incentivar investimentos em práticas sustentáveis.

O projeto do Índice ESG Anatel está em desenvolvimento. Ao longo de 2025, serão feitos levantamentos internacionais, avaliações da situação das empresas e identificação de oportunidades de melhoria. A agência busca uma forma de induzir a transformação das empresas, levando em conta suas possibilidades e interesses. A iniciativa busca promover um setor de telecomunicações mais sustentável e responsável.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via Mobile Time

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.