O Android tem suporte VPN praticamente desde o início, mas mesmo agora o cliente integrado não oferece suporte a OpenVPN.
Provavelmente porque o OpenVPN é um pouco como um bloatware: não é nem de longe tão pequeno quanto a base de código do WireGuard, um novo protocolo que é o queridinho do mundo VPN em 2020.
Leiam também: O que é VPN? como usar? VPN grátis compensa? Quais as melhores?
Provedores de VPN, como a NordVPN, VyprVPN, hide.me, Strong VPN e outros foram rápidos em adicionar suporte para WireGuard em seus aplicativos. Ele também foi adicionado ao kernel do Linux em 2020 e o Android – caso você não saiba – é baseado no Linux.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Os desenvolvedores do XDA notaram que uma versão do Android Common Kernel incluía o protocolo WireGuard junto com um comentário do desenvolvedor que o adicionou afirmando “adicionar suporte de kernel nativo para uma VPN sã”.
Por que o suporte nativo do WireGuard é bom para o Android?
Ter o WireGuard integrado pode parecer desinteressante, pois os usuários do Android já podem usar o WireGuard quando for uma opção em seu aplicativo VPN. No entanto, como o OpenVPN, o WireGuard é executado em um nível muito mais alto, o que significa que há um custo em termos de desempenho e duração da bateria.
Não nos interpretem mal: ainda é mais rápido e mais eficiente em termos de energia do que o OpenVPN, mas ter suporte nativo significa desempenho ainda melhor e menor consumo de energia, o que pode se traduzir em maior vida útil da bateria se você deixar a VPN conectada o tempo todo.
O suporte nativo significa que você nem precisa instalar um aplicativo VPN, embora ainda precise de uma conta com um serviço VPN – ou para configurar a sua própria. Afinal, o WireGuard não é um serviço VPN: é um protocolo para criptografar dados.
Quando o WireGuard chegará aos telefones Android?
A versão específica à qual o WireGuard foi adicionado é a árvore android12-5.4, e o Google oferecerá suporte ao Linux Kernel 5.4 para Android 12.
Claro, não veremos o lançamento do Android 12 até o final de 2021, então ainda temos cerca de um ano pela frente.
Nesse ínterim, se você estiver realmente determinado e tiver um telefone Google Pixel enraizado, pode experimentar esta nova versão do kernel, mas uma maneira muito mais fácil é simplesmente instalar o aplicativo WireGuard ou um aplicativo VPN que inclua este protocolo.
Veja nosso resumo dos melhores serviços VPN para descobrir quais recomendamos.