O Google lançou oficialmente hoje (15), o Android 13. A versão que está chegando para os dispositivos, é a versão final do sistema operacional do Google. Por enquanto ele está sendo disponibilizado para dispositivos Pixel, veja mais detalhes abaixo.
- Android 13 é oficial: confiram as principais novidades do sistema
- Confiram novos recursos da Samsung One UI 5 com Android 13
Android 13 é oficialmente lançado
O sistema operacional do Android 13, alcançou um nível estável, e chega com novos recursos e funcionalidades que já estava presente nos testes. É verdade que a atualização em si, não é tão grandiosa quanto o Android 12, porém é um grande passo em privacidade e vários aprimoramentos visuais.
Das várias mudanças do sistema operacional, podemos pontuar os controles de mídia, que ficaram mais intuitivos ao usuários e ocupa menos espaço na bandeja das notificações. Além dessa mudança, podemos notar que o novo visual, melhora a disposição das informações.
A tela inicial de tablets e outros dispositivos com telas grandes também está ganhando melhorias do sistema operacional, com uma nova barra de tarefas fixa.
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
- Android 16: Organizando Configurações Rápidas em Categorias
Ela permite arrastar aplicativos para colocá-los lado a lado ou em outros formatos de mosaico para uso em multitarefa, permitindo ao usuário deixar da maneira que achar melhor.
Tablets com o sistema também registrarão toques das mãos de forma separada das canetas Stylus, resultando em menos marcas acidentais na tela caso você apoie a sua mão nela para desenhar ou escrever com o acessório.
Sendo assim o sistema possui boa compatibilidade com dispositivos de tela maior oferecendo facilidades e recursos de maneira estável.
Junto com o visual, o novo Android 13 possui o Bluetooth Low Energy (LE). Essa ferramenta incrementa a qualidade de áudio e capacita o dispositivo para transmissões em múltiplos dispositivos simultaneamente.
Falando um pouco mais sobre privacidade, o Android 13 apaga o conteúdo da área de transferência quando você copia alguma informação pessoal como e-mail, número de telefone, senha, dados de login e etc.. Ele apaga o conteúdo poucos minutos depois.
O sistema operacional chega com várias cores dinâmicas do Material You, e possui um sistema de paletas que permite ao usuário até 16 diferentes opções de temas com base nas cores do papel de parede e podem definir os tons dos ícones de apps de terceiros.
O Android 13 também será ainda mais integrado ao Chrome OS, permitindo responder a mensagens recebidas no celular diretamente no Chromebook em aplicativos como o Google Mensagens, Signal, Line, WeChat e WhatsApp.
Hoje o Android 13 está chegando para os celulares abaixo:
- Pixel 4
- Pixel 4 XL
- Pixel 4a
- Pixel 4a 5G
- Pixel 5
- Pixel 5a
- Pixel 6
- Pixel 6 Pro
- Pixel 6a
Infelizmente, nenhum deles é vendido oficialmente no Brasil, mas vários usuários começaram a receber o sistema.
Aqueles que já tem o Android 13 Beta 4.1 receberão uma atualização menor com o patch de segurança de agosto, que está incluso nesta versão lançada hoje. Após receber a versão estável será possível sair do programa Android Beta sem nada.
O Google afirma que a atualização será disponibilizada ainda neste ano para aparelhos das marcas Samsung Galaxy, Asus, HMD (Nokia), iQOO, Motorola, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, Sony, Tecno, Vivo, Xiaomi e outros.
Agora diga para nós, você recebeu o novo sistema operacional? Gostou de todas as funcionalidades que ele pode oferecer? Ou você esta ansioso para receber e testar o novo visual? Diga para nós nos comentários abaixo.