O Android 16 Beta 1 começou a ser distribuído para dispositivos Pixel. A atualização, lançada mais de dois meses após o lançamento oficial do Android 15, inclui novos recursos e melhorias.
Android 16 Beta 1: Mudanças para Desenvolvedores e Usuários
Compatibilidade de Tela
Uma das mudanças mais significativas é a remoção da capacidade de aplicativos (exceto jogos) restringirem a orientação da tela e o redimensionamento em telas maiores. Em telas com mais de 600dp de largura, aplicativos que usam o nível de API 36 terão janelas que podem ser redimensionadas. Os desenvolvedores precisam garantir que suas interfaces de usuário se adaptem bem às proporções de tela retrato e paisagem. O Google fornece ferramentas e bibliotecas para ajudar nesse processo, como frameworks e bibliotecas para ajudar nesse processo. Frameworks, ferramentas e bibliotecas são oferecidos para auxiliar os desenvolvedores.
Essa adaptação se aplica aos aplicativos que usam o nível de API 36 (Android 16). Os desenvolvedores podem optar por não participar por enquanto, mas no nível de API 37 (uma versão futura), isso será obrigatório.
Para os usuários, a experiência deve ser mais fluida em telas maiores. Aplicativos se adaptarão melhor a diferentes tamanhos e orientações de tela.
Vale lembrar que, por ser uma versão beta, o Android 16 Beta 1 pode conter bugs.
Leia também:
Novas Ferramentas e Melhorias
O Android 16 introduz um novo modelo de notificação ProgressStyle para melhorar a consistência nas notificações de Live Update. Este modelo inclui suporte para ícones de rastreamento de progresso (início, fim e atual), segmentos, marcos e muito mais.
O suporte de navegação de retrocesso preditivo foi expandido para a navegação de 3 botões em aplicativos que o suportam. Ao pressionar longamente o botão Voltar, agora é exibida uma pré-visualização animada da página anterior. Isso se aplica a todos os componentes do sistema que oferecem suporte a essa função.
Há também suporte para o codec Advanced Professional Video (APV), desenvolvido pela Samsung Electronics. Este codec permite altas taxas de bits, qualidade sem perdas e outros recursos avançados. A API EXTENSION_NIGHT_MODE_INDICATOR foi adicionada para auxiliar desenvolvedores na criação de aplicativos com recursos de câmera que podem ativar ou desativar o modo noturno.
A adição do codec APV pode melhorar a qualidade de vídeo em aplicativos que o utilizarem. A nova API ajudará a tornar mais consistente a experiência do usuário em aplicativos com modo noturno.
Suporte a Texto Vertical e Acessibilidade
O Android 16 Beta 1 prepara o terreno para renderização de texto vertical, importante para idiomas como o japonês. Os desenvolvedores podem usar a nova VERTICAL_TEXT_FLAG na classe Paint, embora APIs de nível superior como TextView e Jetpack Compose’s Text ainda não ofereçam suporte a isso.
Em relação à acessibilidade, há melhorias significativas. Agora é possível adicionar descrições extras a ViewGroups sem afetar os rótulos de visualizações filhas. Isso é útil para componentes como menus suspensos.
O novo método setFieldRequired ajuda a identificar campos de formulário obrigatórios, facilitando a navegação. A API RangingManager determina a distância e o ângulo entre dispositivos usando BLE, Ultra-Wideband ou Wi-Fi, útil para aplicativos que precisam de posicionamento preciso de dispositivos.
O Android Runtime (ART) recebeu melhorias de desempenho, mas aplicativos que dependem de estruturas internas podem apresentar problemas. Os desenvolvedores devem evitar o uso de interfaces não-SDK para manter a compatibilidade. Tarefas agendadas perdidas agora serão executadas apenas uma vez quando o aplicativo voltar a um estado de ciclo de vida válido. A prioridade de transmissão ordenada agora está limitada ao mesmo processo do aplicativo.
Cronograma de Lançamento
O cronograma de lançamento do Android 16 prevê uma atualização focada em melhorias incrementais e qualidade no primeiro trimestre de 2025. O segundo trimestre trará uma atualização principal, incluindo mudanças de comportamento, novas APIs e atualizações de recursos. Esta será a única versão de 2025 com mudanças de comportamento que afetam aplicativos. Nos trimestres seguintes haverá atualizações menores focadas em qualidade e novas APIs.
O Android 16 está em desenvolvimento. Imagens do sistema para dispositivos Pixel estão disponíveis. Imagens do sistema para dispositivos Pixel estão disponíveis para quem quiser testar.
Lembre-se que o Android 16 Beta 1 ainda está em fase beta e pode apresentar instabilidades. É recomendável utilizá-lo em um dispositivo secundário.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin