Android finalmente terá o áudio espacial dos AirPods e outras funções

Além do áudio espacial, o Android também suportará a comutação automática do Bluetooth em vários dispostivos
Avatar de André Luiz
05/01/2022 às 17:25 | Atualizado há 2 anos
audio espacial android

Dentre vários anúncios relacionados a casa inteligente e ao Google Assistente hoje na CES 2022, o Google mostrou que irá focar bastante em recursos para fones de ouvido Bluetooth em dispostivos Android. Nos próximos meses, irá chegar a função Fast Pair, que assim como usuários de AirPods e iPhones já usufruem, os fones de ouvidos farão comutação automática entre dispositivos. Além disso, o áudio espacial também foi prometido.

Comutação automática de dispostivos

A função permitirá, por exemplo, que se ao mesmo tempo que você assiste um filme no seu tablet seu celular tocar, automticamente o fone irá conectar com o celular, e depois de você atender sua chamada o áudio volte para o filme do tablet.

Android finalmente terá o áudio espacial dos AirPods e outras funções 4
Imagem/divulgação: Google

O Google não deu data de quando chega e, além disso, a empresa disse que a função funcionará com fones de ouvidos compatíveis (que ainda ainda não foram lançados), celulares Android, Chromebooks, Android TV e PCs Windows selecionados para a função.

Áudio espacial

O Google também começará a suportar o rastreamento completo de cabeça para áudio espacial no Android, adaptando o som com base nos movimentos do usuário.

Infelizmente, isso é tudo o que a empresa disse a respeito. Isso que significa que detalhes que vão desde serviços de streaming de música suportados, fones de ouvido e versões suportadas do Android ainda são desconhecidos.

A comutação automática e o áudio espacial são apenas dois dos muitos recursos do Fast Pair programados para chegar “nos próximos meses” e, em alguns casos, “nas próximas semanas”.

Fast Pair é o sistema do Google para emparelhar mais facilmente dispositivos Bluetooth, usando uma pequena janela pop-up em vez de exigir que os usuários naveguem até as configurações do sistema.

Ao contrário do sistema da Apple, o conjunto de recursos Fast Pair do Google ainda está inacabado e um pouco confuso. Em ambos os casos, no entanto, a ideia central é construir um sistema em cima do Bluetooth normal para facilitar a gestão de seus dispositivos pelos usuários.

A Samsung tem um ecossistema próprio com fones de ouvido, smartphones e laptops da marca, suportando alguns dos recursos que o Google espera lançar de forma mais geral este ano. O Fast Pair do Google, no entanto, está aberto a mais fabricantes.

Criação de um ecosistema

O interessante é que o Fast Pair também chegará para Smart TVs e TV Box alimentadoas pelos sitemas operacionais do Google, o Android TV e o Google TV.

Chromebooks e Laptops também terão suporte, sendo que marcas como Acer e a HP trarão o Fast Pair para PCs com Windows, além de trazer suporte para o Nearby Share e sincronização de mensagens de texto.

Esses anúncios são a tentativa do Google de trazer aos usuários de Android muitos dos benefícios do ecossistema que os usuários da Apple desfrutam. Mas já que é Google e Android, espere que o lançamento deva demorar algum tempo e seja um pouco casual. O Google diz que muitos desses recursos não exigirão uma atualização completa do sistema operacional Android, pelo menos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ