O Google está desenvolvendo um novo recurso de acessibilidade para Android que permite controlar o celular usando expressões faciais como um sorriso ou sobrancelhas levantadas, relata o XDA Developers. O recurso “Camera Switch” chegou com a versão 12 do aplicativo Accessibility Suite do Android, lançado junto com o quarto beta do Android 12. A nova versão do aplicativo ainda não está disponível via Google Play, informa o XDA, mas há um APK para ser instalado manualmente, se você quiser tentar.
- Como bloquear chamadas no Android
- Emulador de PS2 para Android: confiram as melhores opções para você
De acordo com o XDA Developers, expressões faciais (que também incluem olhar para a esquerda, direita ou para cima) podem ser usadas para acessar uma série de controles, que vão desde rolar, ir para a tela inicial ou visualizar configurações ou notificações rápidas. Capturas de tela mostram que você pode ajustar o quão sensível o software é ao reconhecer expressões, o que deve limitar o potencial de ativações acidentais. No entanto, há também um aviso de que o recurso pode gastar mais energia que o normal, e que os telefones devem estar conectados à internet enquanto em uso.
Não é difícil ver como o recurso pode ser útil para qualquer um que possa lutar com certos controles de toque. E ao contrário dos comandos de voz, as expressões faciais são silenciosas, o que poderia tornar os controles mais fáceis de usar em público ou em ambientes mais silenciosos.
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
O Android recebeu uma série de recursos de acessibilidade com versões recentes, que como esses controles de expressão facial visam tornar os smartphones mais fáceis de usar para pessoas com deficiência. O Android 11 no ano passado, por exemplo, entregou melhorias no recurso de controle de voz do sistema operacional. No início do ano, o Google lançou uma coleção de outras atualizações de acessibilidade, incluindo “Action Blocks” personalizáveis, que permitem que os usuários atribuam ações personalizadas a grandes botões na tela.
A chegada do novo recurso ao lado do mais recente Android 12 beta sugere que ele será lançado oficialmente como parte da atualização do sistema operacional no final do ano. Mas o XDA Developers observa que a versão mais recente do aplicativo Accessibility Suite parece ser compatível com o Android 11, sugerindo que deverá ser exclusivo do Android 12.