O Google está transformando a plataforma Android em uma rede global de detecção de terremotos alimentada por smartphones. O sistema está em seus estágios iniciais e foi implementado pela primeira vez hoje, com The Verge relatando sobre isso.
Os usuários do Android podem optar pelo programa que basicamente utilizará o acelerômetro encontrado em seu smartphone, para se tornar um ponto de dados para um algoritmo que pode detectar terremotos. O que o Google espera é que, quando a rede ficar grande o suficiente, as pessoas recebam automaticamente mensagens de alerta sobre um possível terremoto que está afetando sua região.
O sistema é possível com um grande número de smartphones Android espalhados por todo o mundo, juntamente com um algoritmo inteligente que utiliza de forma inteligente os dados que recebe. Toda essa rede mostra o fato de que os smartphones têm usos práticos muito mais passivos a oferecer. Isso também foi destacado em sistemas de detecção de acidentes de carro e serviços de localização de emergência testados anteriormente.
No momento, o Google está lançando isso em pequenos estágios. Ele fará parceria com o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia no estado. Esses alertas estão atualmente sendo gerados pelo sistema ShakeAlert já existente que utiliza dados gerados a partir de sismômetros convencionais. De acordo com Marc Stogaitis, engenheiro de software líder do Google Android, o uso do Android visa preencher as áreas onde os sismômetros não podem cobrir devido aos altos custos de instalação e manutenção.
Leia também:
“Nós descobrimos [Android phones are] sensível o suficiente para detectar ondas de terremoto. À medida que uma onda de terremoto passa, eles são capazes de detectá-los e geralmente veem os dois tipos principais de ondas, a onda P e a onda S ”, disse Stogaitis. Em outras palavras, seu dispositivo Android pode atuar como um “minissismômetro” usando o acelerômetro. O recurso só fica ativo quando o dispositivo está conectado para ajudar a economizar bateria e ainda fornece dicas úteis e ações a serem realizadas em caso de emergência.