Google abandona tela de bloqueio inteligente para Android

O Android vem oferecendo mais recursos em suas novas versões, mas muitos são abandonadas pela Google
Atualizado há 3 anos
Google impede tela de bloqueio inteligente

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 1
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 2

De acordo com a Android Authority, o Google estava trabalhando em uma tela de bloqueio mais inteligente, com um visual mais diferente. Esse projeto estava sendo desenvolvido junto com o Android 11 mas foi abandonado. Veja mais sobre o projeto abaixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tela de bloqueio inteligente do Android

Tela de bloqueio descartada pela Google
Tela de bloqueio descartada pela Google (Imagem: Rita El Khoury / Android Authority)

As capturas de tela e as informações mostram um avanço que vai além dos widgets e se integram a tela de bloqueio que se mantêm sempre ativa. Essa expansão de funcionalidades mostraria vários widgets diferentes sobre clima, calendário, luzes e muito mais em diferentes situações.

Os detalhes são escassos sobre a mecânica dessa tela de bloqueio, mas sob a interface seria mostrado uma espécie de frase, como no caso da imagem Good Night (Boa noite). Ao tocar sobre a frase várias opções seriam mostraram em formato de widget, e no decorrer do dia seriam opções diferentes.

Porém os widgets diferentes só seriam exibidos ao tocar, sem escolher essa opção, a tela de bloqueio padrão seria sempre exibida se mantendo ativa. Caso a tela ficasse mostrando os widgets poderia representar um gasto na sua bateria e até causaria burnin na tela.

Na captura de tela vista acima, podemos ver vários controles inteligentes, controle de alarme e alertas de sons que seriam exibidos na frase noturna de boa noite. A idéia da tecnologia é que você teria tudo que precisa na ponta dos dedos e assim não precisaria abrir vários aplicativos e janelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Além de rotinas diárias

Recurso teria várias integrações (Imagem: (Imagem: Rita El Khoury / Android Authority)
Recurso teria várias integrações (Imagem: (Imagem: Rita El Khoury / Android Authority)

Os detalhes analisados pelo Android Authority vão muito mais além do que rotinas diárias, como pode ser visto acima, o recurso teria várias integrações e sugestões diferentes.

Por exemplo ao conectar o fone de ouvido, apareceria sugestões de podcasts e músicas no Spotify, músicas e vídeos no Youtube e filmes e séries na Netflix. Além dessas sugestões as pessoas poderiam fazer ligações pelo telefone ou pelo WhatsApp.

A ideia era deixar esses widgets totalmente relevantes ao usuário. Outros recursos envolvem o widget do Google Maps que apareceria para usuários que estivessem em estações de ônibus ou metro. O widget ajudaria o usuário a saber o próximo ônibus e metro, além de realizar a compra das passagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao entrar em uma loja, cupons seriam exibidos, promoções, possibilidade de pagamento com Google Pay e muito mais. A intenção da Google era compartilhar esse recurso com todos os modelos de celular que usassem Android.

O que aconteceu? 

O antigo Google Now
O antigo Google Now (Imagem: Wikicommons)

Mesmo com a idéia sendo bem desenvolvida, ela nunca passou pelo estágio de protótipos. As razões para isso são desconhecidas mas algumas suposições podem ser feitas.

Grande parte da visão da Google dependeria da integração com terceiros, envolvendo entidades e serviços sobre os quais não tem controle, com possíveis restrições dependendo da localização ou disponibilidade.

No entanto, o histórico da empresa em fazer com que qualquer terceiro jogue bem com seus novos recursos inteligentes não é muito bom. Muitos recursos novos funcionam bem, mas integrado com terceiros ele não funciona.

Outro possível motivo seria a invasão de privacidade e segurança, afinal seria muito estranho o dispositivo saber tanto de você e revelar seus dados na tela de bloqueio. Isso tornaria mais fácil de alguém que encontrou seu celular saber mais sobre a sua vida.

Mesmo que a ideia não tenha sido totalmente integrada, podemos ver resquícios dela em várias coisas da Google. No Discover por exemplo vemos vários cartões que se assemelham aos widgets. Além disso todas essas funcionalidades nos lembram e se assemelham bastante com o antigo Google Now.

Se a Google não tivesse optado em descontinuar o Now e melhorar a ferramenta, poderíamos ter viso um possível sucessor dessa tela de bloqueio inteligente.

Agora diga para nós, você gostou dessa ideia do Android que foi abandonada pela Google? Você usa Android? Diga para nós nos comentários abaixo.

Fonte: Android Authority

 

Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.