Anitta acusada de manipular o Spotify com a música Envolver

Fãs da cantora estão tocando indefinidamente a música mudando o IP através de VPNs ou até criando bots para isso
Avatar de André Luiz
13/04/2022 às 14:13 | Atualizado há 2 anos
Anitta acusada de manipular o Spotify com a música Envolver 1

Após chegar ao topo do ranking Top 50 Global no aplicativo de streaming Spotify com a música “Envolver”, algo inédito para um brasileiro, o site Rest of Word está acusando a equipe da cantora Anitta de manipular o algoritmo do Spotify para alcançar essa posição.

A notícia vem logo depois de outra publicação americana acusar há duas semanas atrás a cantora de promover turismo sexual. Com a acusação de manipulação, o Spotify poderá investigar o caso, embora a empresa não tenha afirmado isso nem acusado a brasileira.

A faixa Envolver foi tocada mais de 6,4 milhões de vezes no dia 25 de março. A questão é que desse total, 4,1 milhões de reproduções foram feitas por brasileiros. Até agora, a música já conta com mais de 146 milhões de reproduções.

Segundo os portais Folha de S. Paulo e o já citado Rest of Word, o sucesso pode ter somente acontecido graças a manipulações dos algorítimos devido a algumas ações da equipe da Anitta.

Como podem ter manipulado o Spotify

Nada muito tecnólogico aparentemente pode ter sido usado. Segundo as denúncias, os fãs deram uma “ajudinha” ao algorítimo do Spotify ao, por exemplo, criarem milhares de playlists com a música e reproduzirem repetidamente. Basta dar uma olhada no clipe no Youtube, que é possível ver os comentaristas incentivando outros a fazerem isso.

Imagem/reprodução: Spotify
Imagem/reprodução: Spotify

Além disso, outros meios mais avançados foram utilizados. Alguns usuários teriam criados bots que reproduzem a música indefinidamente, automaticamente usando diferentes IPs através de VPNs.

O pior das acusações é que a própria equipe da cantora teria incentivado os fâs a inflarem os números nas plataformas.

O site Rest of Word entrevistou um fã da cantora, Adriano Ferreira da Silva Filho, de 19 anos. Ele admitiu que criou dezenas de playlists diferentes com a música “Envolver”, chegando ele sozinho a reproduzir a música mais de 2 mil vezes por dia através de um celular e um notebook.

“Se você só toca a faixa repetidamente, o Spotify não conta como stream. Eles acham que é um bot. Então, você tem que criar uma playlist com faixas diferentes e alternar com aquela que você quer aumentar”, complementou Adriano.

Resposta do Spotify

O Spotify não admitiu mas também não defendeu Anitta em um comunicado ao UOL. Eles não falaram diretamente sobre o caso dela, mas deu o seguinte comentário.

“Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos”, diz a plataforma.” “O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma.”

Via Rest of World, UOL, Folha de S. Paulo

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ