O AnTuTu, mais famoso serviço de benchmark de smartphones, criou um infográfico mostrando um ranking colocando a maioria dos processadores do mercado dentre várias marcas.
A página mostra um foguete decolando, quanto mais perto um chip está do foguete, mais rápido ele é – atualmente, o mais potente do mercado é o Snapdragon 865 da Qualcomm.
A distância entre chipsets representa uma diferença relativa no desempenho, o que torna a diferença entre o 865 e o Exynos 990 da Samsung, digamos, embaraçosa. Enquanto isso, o Dimensity 1000+ da MediaTek, lançado recentemente, se aproxima bastante de seus concorrentes mais caros.
Observe que os resultados nesta página não são calculados com base na pontuação completa do AnTuTu, que inclui taxa de atualização da tela e velocidade de armazenamento (coisas que podem variar entre telefones usando o mesmo chipset).
- MediaTek anuncia o novo Dimensity 9000+ com desempenho superior
- Topo de linha da Samsung pode vir com um chip MediaTek
- Chipset Dimensity 9000 encosta no Snapdragon 8 Gen 1 em desempenho
Em vez disso, apenas o desempenho da CPU e GPU é considerado para obter uma leitura verdadeira da potência de um chipset. Para obter os resultados mais precisos, as pontuações de todos os telefones usando um determinado chipset são levadas em conta. Além disso, os chipsets da Apple não estão incluídos nesta lista, eles teriam conquistado o primeiro lugar (especialmente as versões do tablet).
Você pode encontrar a página aqui e será atualizada sempre que um novo modelo de chipset for lançado (a imagem abaixo mostra o gráfico como está hoje). O AnTuTu tem ainda mais gráficos para mostrar, por exemplo, este compara o desempenho de IA dos vários chipsets.