Passaram-se apenas alguns dias desde que a Apple anunciou seus modelos de iPhone 12 de próxima geração no mercado e detalhes sobre os smartphones do próximo ano começaram a circular.
Os modelos recém-lançados do iPhone 12 são movidos pelo chipset Apple A14 Bionic e agora um novo relatório surgiu online que revela o que esperar da próxima geração do chipset Apple A15 Bionic que irá alimentar os modelos do iPhone 13.
Um relatório vindo do China Times afirma que o A15 Bionic será fabricado usando o nó N5P pela TSMC, que está entre as três variantes de nó de 5 nm sendo desenvolvidas pelo fabricante taiwanês que, inclusive, a Huawei usou no chip Kirin do Mate 40.
Ele também acrescenta que a produção em massa para o mesmo poderia começar no terceiro trimestre do próximo ano, ou seja, no terceiro trimestre de 2021. A Apple supostamente começou a trabalhar no mesmo para evitar atrasos, já que a empresa teve que atrasar o lançamento do iPhone deste ano modelos devido à pandemia COVID-19.
Recentemente, foi relatado que as instalações da TSMC para a produção de chips de 5 nm foram totalmente reservadas pela Apple e a razão para o tratamento preferencial é provavelmente o fato de que quase um quinto da receita total da empresa vem da gigante tecnológica com sede em Cupertino.
Leia também:
Este é provavelmente o motivo que levou a Samsung a receber pedidos da Qualcomm para a produção em massa do próximo chipset carro-chefe – Snapdragon 875, que também está sendo fabricado usando um nó de 5 nm.
Enquanto o chipset Apple A15 Bionic deve usar o processo de 5nm, fabricantes como TSMC e Samsung já começaram a trabalhar em tecnologias mais avançadas, que incluem um processo de 3nm e até mesmo um processo de 2nm, que estará pronto para uso na produção em massa de chipsets nos próximos anos.