▲
- A Apple anunciou atualizações nas classificaç��es de idade da sua loja de aplicativos.
- Essa mudança oferece mais opções de controle e segurança para os pais e usuários.
- As novas faixas de idade ajudam na melhor compreensão do conteúdo acessível para cada faixa etária.
- A iniciativa busca compatibilidade com padrões regionais e maior segurança digital.
A Apple anunciou uma atualização no sistema de classificação etária da Reformulação das classificações etárias na App Store, que impacta todas as suas plataformas. A mudança busca oferecer maior controle aos pais e alinhar as avaliações às normas regionais. Além disso, obriga os desenvolvedores a preencher questionários mais detalhados para recalcular as faixas de idade dos aplicativos e jogos.
Novas faixas etárias e mudanças no sistema
A Apple adicionou três novas categorias de classificação de idade: 13+, 16+ e 18+. Com isso, as categorias de 12+ e 17+ serão descontinuadas. Essas mudanças visam facilitar o entendimento pelas famílias sobre o conteúdo acessível às diferentes faixas de idade, além de ajustar as avaliações conforme o padrão de cada região.
O objetivo principal é fornecer maior transparência e segurança a usuários e responsáveis, sobretudo em relação ao conteúdo acessível por crianças e adolescentes. Essa reformulação também busca uma maior padronização internacional, evitando confusões, especialmente em regiões com normativas específicas, como acontece com o App Store.
Avaliação e realocação de aplicativos existentes
A Apple realizou uma reatribuição automática das avaliações de todos os aplicativos e jogos já disponíveis na loja, com base nas respostas fornecidas anteriormente pelos desenvolvedores. Essa análise foi feita a partir do questionário de classificação etária do App Store Connect.
Para garantir a atualização, os desenvolvedores precisarão preencher uma versão aprimorada daquele questionário, que agora inclui perguntas obrigatórias relacionadas às funcionalidades de controle no próprio aplicativo, conteúdos de saúde e temas violentos. Essas respostas irão impactar diretamente na nova classificação de idade do app, segundo os padrões mais recentes.
Procedimentos obrigatórios para desenvolvedores
A Apple estabeleceu um prazo até 31 de janeiro de 2026 para que todos os desenvolvedores completem o novo questionário. Quem não responder dentro desse período ficará impedido de submeter atualizações de aplicativos na loja até a regularização, o que pode afetar o funcionamento e as melhorias de alguns produtos.
O preenchimento dessa documentação atualizada é fundamental para que, na próxima rodada de avaliações, a classificação etária seja adequada à nova estrutura do sistema. Essa mudança visa fortalecer as políticas de segurança e aumentar a transparência para os usuários, especialmente no que diz respeito ao conteúdo de conteúdos médicos ou relacionados ao bem-estar, além de temas de violência.
Implementação nas versões de testes e lançamento oficial
As novas classificações já estão ativas nas versões beta de iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, tvOS 26, visionOS 26 e watchOS 26. Essas avaliações serão visíveis ao público assim que as novidades forem lançadas oficialmente, prevista para o próximo outono.
Essa mudança na classificação também se relaciona ao crescente movimento por maior segurança digital, além de reforçar o compromisso da Apple em oferecer experiências mais seguras e transparentes para seus usuários, alinhando-se às tendências de regulamentação e às expectativas do mercado global.
Via MacRumors