▲
- A Apple adicionou o MacBook Air de 11 polegadas e dois modelos de MacBook Pro à lista de produtos obsoletos.
- Se você possui esses modelos, deve ficar atento às limitações para reparos e suporte técnico da Apple.
- Produtos obsoletos têm disponibilidade limitada de peças e restrições em serviços oficiais de manutenção.
- A distinção entre produtos ‘vintage’ e ‘obsoletos’ impacta direto o suporte oferecido pela Apple.
A Apple atualizou sua lista de produtos, incluindo o MacBook Air de 11 polegadas e outros dois Macs, que agora são considerados obsoletos. Essa mudança significa que alguns dispositivos mais antigos da marca atingiram um marco importante em seu ciclo de vida. Usuários desses modelos devem ficar atentos às implicações para serviços de reparo e suporte técnico.
Quais Macs Foram Adicionados à Lista de Produtos Obsoletos?
Três modelos de Macs foram oficialmente classificados como obsoletos pela Apple. A lista inclui uma versão muito específica do MacBook Air, que marcou uma era para quem buscava portabilidade. É sempre bom verificar o modelo exato para entender o impacto.
Os Macs que agora são considerados obsoletos são:
- MacBook Air (11 polegadas, Início de 2015)
- MacBook Pro (13 polegadas, 2017, com 4 portas Thunderbolt 3)
- MacBook Pro (15 polegadas, 2017)
Um dispositivo é classificado como “obsoleto” quando mais de sete anos se passaram desde que a Apple encerrou sua distribuição para venda. Isso geralmente significa que a disponibilidade de peças se torna um desafio significativo para a manutenção.
Leia também:
Apple Stores e Provedores de Serviço Autorizados Apple geralmente não realizam reparos em produtos obsoletos. No entanto, a Apple menciona que, para MacBooks, ainda pode ser possível substituir a bateria por até 10 anos após o fim da distribuição, mas isso depende da disponibilidade das peças.
O MacBook Air de 11 polegadas foi descontinuado em outubro de 2016, logo após a introdução dos primeiros modelos de MacBook Pro com Touch Bar. Mesmo assim, por ter sido adicionado à lista de obsoletos apenas agora, é provável que ele tenha permanecido disponível através de revendedores selecionados até, pelo menos, 2018.
Diferenças entre Produtos Obsoletos e Vintage
A Apple tem uma política clara para classificar seus produtos que saem de linha, dividindo-os em duas categorias principais: vintage e obsoletos. Entender essa distinção é importante para os usuários que possuem modelos mais antigos e precisam de suporte.
Um dispositivo é considerado “vintage” quando se passaram mais de cinco anos desde que a empresa parou de distribuí-lo para venda. Essa categoria oferece um pouco mais de flexibilidade para reparos. A Apple continua a oferecer serviços para esses produtos.
Apple Stores e Provedores de Serviço Autorizados Apple ainda podem realizar reparos em produtos vintage. Essa opção permanece ativa até que o dispositivo seja categorizado como obsoleto, dois anos depois da classificação vintage. Tudo isso, claro, depende da disponibilidade de peças.
Hoje, a Apple também adicionou os modelos iPhone 8 Plus com 64GB e 256GB de armazenamento à lista de produtos vintage em seu site. Estes modelos foram lançados em setembro de 2017, junto com o iPhone X.
Para quem busca novos dispositivos, o MacBook Air atual está disponível em opções de tela de 13,6 polegadas e 15,3 polegadas. Para os que preferem uma tela menor, há rumores de que a Apple pode estar planejando um novo MacBook de 12,9 polegadas, que seria equipado com o chip A18 Pro do iPhone 16 Pro.
A gestão do ciclo de vida dos produtos da Apple demonstra como a empresa lida com a longevidade e o suporte de seus equipamentos. A transição de um produto para as listas de vintage e obsoleto é um processo natural na indústria tecnológica, marcando o fim de uma era para certos modelos e o avanço para novas tecnologias e designs.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors.com