Apple está rastreando funcionários para acompanhar trabalho presencial

Foi divulgado que a Apple está rastreando funcionários para determinar quem está trabalhando presencialmente!
Avatar de Bruno Rodrigues
27/03/2023 às 14:18 | Atualizado há 1 ano
Apple está rastreando funcionários para acompanhar trabalho presencial

A Apple está rastreando funcionários, para verificar se os mesmos está cumprido com seus horários presenciais. Uma das poucas empresas que ainda não realizou demissões em massa, a Apple agora adotou medidas mais drásticas, onde todo funcionário credenciado serão vigiados.

Apple está rastreando funcionários através de seus crachás

Recentemente, foi divulgado que a Apple rastreia a localização de seus funcionários para determinar quem está trabalhando presencialmente e quem está trabalhando remotamente. Embora a empresa tenha afirmado que a medida é para garantir a segurança dos funcionários com a flexibilidade dos horários, a empresa realiza o acompanhamento três dias na semana.

De acordo com relatos, a Apple rastreia a localização de seus funcionários através de seus dispositivos pessoais, incluindo iPhones e iPads, além de outras formas permitidas nos Estados Unidos.

A empresa afirmou que a medida é necessária para garantir a segurança dos funcionários, permitindo que eles monitorem a capacidade de seus escritórios e garantam que os funcionários estejam cumprindo as diretrizes de da empresa durante o trabalho em escritório.

Essa prática de trabalho presencial foi adotada em abril do ano passado, onde todos os colaboradores deveriam trabalhar no presencialmente nos dias da semana as segundas, terças e quintas-feiras. Segundo informações, a empresa faz o monitoramento através do crachá desses funcionários.

Apple está rastreando funcionários para acompanhar trabalho presencial 1
Imagem: MacMagazine

No entanto, a prática também levantou preocupações de privacidade, uma vez que a Apple está rastreando a localização de seus funcionários, gerando uma certa pressão na equipe.

Alguns funcionários da Apple expressaram uma certa preocupação com o fato de que a empresa possa estar coletando informações pessoais, como informações de localização, sem seu conhecimento ou consentimento durante o período da pandemia.

Segundo a empresa, a Apple rastreia apenas através dos crachás dos seus funcionários, dando alerta sobre o descobrimento de certas regras da empresa como o cumprimento de horários estipulados pela marca. Com isso, a empresa pode chegar aos funcionários que não estão comparecendo ao trabalho e os ameça com uma possível rescisão do contrato de trabalho.

Essa nova prática adotada pela Apple, foi graças as suas políticas de privacidade e segurança em que está trabalhando para garantir que os funcionários estejam cientes de como suas informações pessoais estão sendo coletadas e usadas.

Embora a prática que a Apple rastreie a localização de funcionários possa ser algo um tanto invasivo, isso servirá como uma medida de segurança durante a crise dos Estados Unidos, além de garantir que seus funcionários continuem trabalhando nos dias estipulados.

Vale lembrar que é importante que a Apple respeite a privacidade de seus funcionários, mas adotar essa medida extrema pode ter sido a única solução que a empresa encontrou para “motivar” alguns funcionários que não estão fazendo sua parte em trabalhar nos dias que são solicitados em um escritório.

No Brasil esse tipo de registro também é obrigatório. Mas, diferente de países desenvolvidos, os livros de ponto ou ponto eletrônico são as únicas formas que as empresas possuem para registrar as horas que seus funcionários estão presentes, não contendo nenhuma outra maneira tão sofisticada.

Com isso em mente, não parece que a Apple está fazendo algo muito absurdo, já que estamos acostumados em ter que cumprir com os horários estipulados por trabalhos de carteira assinada.

E assim concluímos com o artigo sobre a Apple está rastreando funcionários para acompanhar trabalho presencial. Para mais informações sobre a empresa e seus lançamentos, acesse os links recomendados no começo desse artigo, onde preparamos dicas e notícias que a empresa tem lançado nesses últimos dias.

Com informações: MacRumors.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ