▲
- Usuários do iPhone 17 Pro relataram arranhões próximos ao módulo da câmera, destacando fragilidade nessa área.
- Você deve utilizar uma capa protetora para evitar danos e prolongar a vida útil do aparelho.
- O processo de anodização da Apple é respeitado, mas a camada fina em cantos agudos pode favorecer riscos.
- Testes indicam que outros modelos iPhone 17 apresentam maior resistência, e a discussão pode influenciar futuras melhorias.
Os novos modelos da linha iPhone 17 Pro, que chegaram às lojas recentemente, têm gerado discussões sobre sua durabilidade. Muitos usuários notaram Arranhões no iPhone 17 Pro, especialmente perto da área da câmera. A Apple já se manifestou sobre o assunto, oferecendo explicações sobre o processo de fabricação e a resistência do aparelho.
Desde o lançamento dos modelos iPhone 17, 17 Air, 17 Pro e 17 Pro Max, os consumidores têm elogiado os novos designs. Contudo, testes iniciais e relatos de uso diário apontaram uma susceptibilidade maior a riscos em algumas regiões dos modelos Pro.
Os Arranhões no iPhone 17 Pro: O que Aconteceu?
O problema dos arranhões no iPhone 17 Pro foi destacado pelo famoso canal de durabilidade JerryRigEverything. Em um vídeo que mostra um teste detalhado de resistência do aparelho, o especialista Zack Nelson demonstrou o ocorrido. Ele utilizou uma moeda para esfregar a superfície do aparelho e observou que, enquanto o acabamento de alumínio anodizado resistia bem na maior parte do corpo, as bordas afiadas do novo módulo da câmera se mostravam mais frágeis.
Zack explicou que essa fragilidade acontece por uma combinação de fatores: uma camada de anodização mais fina aplicada sobre um canto afiado. A anodização é um processo eletroquímico que cria uma camada protetora e decorativa na superfície do metal, aumentando sua resistência à corrosão e ao desgaste. No entanto, quando essa camada é muito fina, especialmente em ângulos mais agudos, a proteção pode ser comprometida, tornando a área mais vulnerável a riscos.
Leia também:
A Apple, em resposta, declarou ao veículo CNET que seu processo de anodização “excede os padrões da indústria”. A empresa comparou as bordas do módulo de câmera do iPhone 17 Pro com as de outros produtos que também utilizam alumínio anodizado, como o iPad ou o Apple M3 iPad Air tem descontos inéditos nos EUA, mas não vale para o Brasil. Contudo, há uma diferença importante no uso desses dispositivos.
Um iPad ou um MacBook geralmente não são guardados no mesmo bolso com chaves e moedas, como acontece frequentemente com celulares. Por isso, a exposição a objetos metálicos no dia a dia é maior para um smartphone. A recomendação, se você possui um iPhone 17 Pro, é investir em uma capa que ofereça boa proteção para o módulo da câmera.
Detalhes sobre a durabilidade dos modelos iPhone 17
Para evitar esses problemas de arranhões, Zack Nelson sugeriu duas possíveis soluções. Uma delas seria adicionar um chanfro (um corte inclinado) maior nas bordas do módulo da câmera, o que ajudaria a distribuir melhor a pressão em caso de contato. A outra seria aplicar um acabamento anodizado mais espesso na área. Espera-se que outras fabricantes de smartphones Android observem essa questão para aprimorar a durabilidade de seus futuros lançamentos.
Outra situação curiosa que gerou arranhões em unidades do iPhone 17 Pro foi observada em lojas. Alguns aparelhos de demonstração apresentavam riscos nas traseiras, nas áreas onde eram acoplados aos suportes de exibição MagSafe. A Apple explicou ao Apple atribui marcas em iPhones 17 Pro exibidos em loja a carregadores MagSafe que essas marcas eram causadas pelo desgaste dos próprios suportes, e não por falhas nos telefones. Para resolver isso, os suportes de MagSafe estão sendo substituídos.
É importante ressaltar que os problemas de arranhões parecem estar restritos aos modelos iPhone 17 Pro. Nos testes de durabilidade do iPhone 17 padrão, que não é da linha Pro, objetos metálicos comuns como chaves e moedas não danificaram o acabamento de vidro do aparelho. Embora alumínio, aço inoxidável e titânio ainda possam deixar marcas permanentes, o vidro se mostrou mais resistente nesse cenário. Para quem busca proteger seu novo aparelho, é bom dar uma olhada nas descontos nas capas de silicone e TechWoven para iPhone 17 à venda na Amazon dos EUA.
Se a preocupação com a durabilidade te fez repensar a compra de um iPhone 17 Pro, talvez seja um bom momento para explorar outras opções no mercado. Existem diversas alternativas Android que oferecem boa resistência e desempenho. Além disso, para quem já tem um aparelho Apple, é sempre bom manter o sistema atualizado, pensando também na Atualize seu Apple Watch: comparação das novidades entre os modelos antigos e novos e nas novas funções como a iOS 26: Nova função permite colorir os ícones do iPhone conforme a capa do aparelho.
A discussão sobre a durabilidade de smartphones premium é contínua e a resposta da Apple, embora não resolva completamente a questão dos arranhões já existentes, esclarece os pontos de atenção para os consumidores. A expectativa é que futuros lançamentos considerem esses feedbacks para aprimorar ainda mais a resistência dos dispositivos.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.