Pelo nono ano consecutivo, a consultoria global de marcas Interbrand colocou a Apple no topo de sua lista anual das marcas mais valiosas do mundo, atribuindo à gigante da tecnologia um “valor de marca” de US $ 408,6 bilhões.
O valor de $ 408,6 bilhões representa um aumento de 26% em relação ao desempenho do ano passado, quando a marca da Apple era avaliado em $ 323 bilhões.
Amazon e Microsoft ficaram com o segundo e terceiro lugares, com avaliações respectivas de US $ 249 bilhões e US $ 210 bilhões, enquanto Google e Samsung completaram as cinco primeiras colocações. Para efeitos de perspectiva, a valorização coletiva da Apple, Amazon e Microsoft foi responsável por 62,3% do valor total das dez principais marcas avaliadas no relatório deste ano.
- iPhone 17 Air não terá lente de zoom óptico 5x, revelam rumores
- Descubra o novo aplicativo de câmera para iPhone com IA que transforma suas fotos em arte pixelada
- Carregador Apple Watch risco de incêndio leva Belkin a recall urgente
“[Apple] diversificou-se ainda mais em cuidados de saúde (com o Apple Watch agora registrando os níveis de oxigênio no sangue), serviços de assinatura em entretenimento, armazenamento de dados e música, continuou a ficar perto dos clientes e continua a encontrar soluções de varejo online sólidas, apesar das complicações “, diz o relatório da Interbrand.” No final das contas, a Apple ainda demonstra uma direção notável e um valor de marca que se concentra em fornecer ao consumidor uma experiência simples e contínua, que reflete seu aumento significativo de 26% no valor da marca. ”
A Interbrand calcula a avaliação da marca como uma medida da força da marca, levando em consideração uma variedade de fatores subjetivos internos e externos, como liderança, engajamento e relevância. O resultado é uma avaliação do impacto de uma empresa sobre clientes, funcionários e investidores. Marcas fortes exercem influência sobre os consumidores, criam seguidores leais, atraem e retêm funcionários e reduzem o custo de financiamento, diz a Interbrand.
De acordo com dados históricos da Interbrand, a Apple começou a ganhar terreno em concorrentes do segmento de tecnologia e nomes familiares como McDonalds e GE em 2012, acabando por desbancar a Coca-Cola como a marca mais valiosa do mundo em 2013.