▲
- A Apple liderou o mercado global de fones de ouvido sem fio no primeiro trimestre de 2025, com 18,2 milhões de unidades vendidas.
- Você pode esperar mais inovações em fones de ouvido da Apple, como funcionalidades de saúde auditiva e integração com ecossistema.
- O crescimento da Apple impulsionou a recuperação do mercado global, que registrou aumento de 18% nas vendas.
- A concorrência, como Xiaomi e Samsung, também cresceu, indicando um mercado aquecido e competitivo.
A Apple se manteve na liderança global do mercado de fones de ouvido sem fio no primeiro trimestre de 2025. A gigante da tecnologia alcançou 18,2 milhões de unidades vendidas, conquistando uma fatia de 23,3% do mercado. Os dados são da Canalys, revelando a força da Apple no segmento de áudio pessoal.
Os números indicam que a Apple, junto com sua subsidiária Beats, continua a usar seu ecossistema de hardware e software para dominar o mercado de fones de ouvido true wireless stereo (TWS). Apesar de sua participação de mercado ter tido uma leve queda em relação aos 24,4% do primeiro trimestre de 2024, a Apple ainda obteve um crescimento anual de 12% nas vendas.
Este crescimento contribuiu significativamente para a recuperação geral do mercado global. As vendas totais de TWS no mundo subiram para 78,3 milhões de unidades, marcando um aumento anual de 18%. Essa é a taxa de crescimento mais rápida para a categoria desde 2021.
As principais marcas estão expandindo agressivamente tanto o alcance geográfico quanto o posicionamento de seus produtos, buscando atrair novos clientes. O crescimento contínuo da Apple é resultado de seu foco estratégico em adicionar integrações relacionadas à saúde e ao ecossistema.
Recursos como a troca fácil entre dispositivos, o áudio espacial com rastreamento dinâmico de cabeça e a Siri hands-free continuam a diferenciar os produtos da Apple em um mercado cada vez mais competitivo e sensível a preços. O mercado de AirPods segue aquecido.
Leia também:
Novidades nos Produtos Apple
Os mais recentes Powerbeats Pro 2 incluem monitoramento de frequência cardíaca, enquanto os AirPods Pro 2 agora apresentam uma série de funcionalidades de saúde auditiva, incluindo a capacidade de funcionar como aparelhos auditivos de nível médico.
Embora a Apple continue a liderar em mercados já estabelecidos, como a América do Norte, onde detém mais de 50% de participação, o crescimento em regiões emergentes está sendo impulsionado por preços competitivos e estratégias de localização de fornecedores rivais.
A Xiaomi, por exemplo, alcançou um aumento de 63% nas vendas em relação ao ano anterior, chegando a nove milhões de unidades e ultrapassando a Samsung para se tornar a segunda maior fornecedora de TWS globalmente. A Samsung, que inclui subsidiárias como a JBL, vendeu 5,6 milhões de unidades e deteve uma participação de 7,1%.
Huawei e a marca indiana boAt completaram os cinco primeiros, com 6,0% e 4,9% de participação de mercado, respectivamente.
A mudança mais ampla do mercado, que se distancia da funcionalidade de áudio básica e se aproxima do estilo de vida e do valor do ecossistema, coloca a Apple em uma posição favorável, desde que continue a expandir a utilidade e a atratividade de suas ofertas de fones de ouvido.
A Canalys atribuiu a renovação do crescimento do mercado dos EUA, em parte, ao acúmulo de estoque antes das mudanças tarifárias previstas, o que levou os parceiros de varejo a estocar produtos de alta demanda, incluindo os da Apple.
Tendências Emergentes no Mercado de Fones de Ouvido
A Canalys também destacou o crescente impulso dos dispositivos sem fio de ouvido aberto (OWS), uma categoria que inclui designs de gancho e clipe de orelha, visando unir a tecnologia de áudio com a moda e uma experiência de audição mais ambiente.
Os produtos OWS atualmente ficam atrás dos dispositivos TWS tradicionais em termos de fidelidade de áudio, mas a Canalys disse que alguns fornecedores estão trabalhando com laboratórios de áudio para diminuir essa diferença. Embora a Apple não tenha entrado no segmento OWS, a tendência em direção a formatos orientados para o estilo de vida pode influenciar os futuros produtos da empresa.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors