A Apple anunciou hoje (8) seu novo desktop Mac Studio, um PC que se parece com vários Mac Mini empilhados, porém com muito mais poder de processamento. O Mac Studio apresenta tanto o chip M1 Max da Apple quanto um novo processador ainda mais potente, o M1 Ultra.
- iPhone SE de terceira geração é anunciado com 5G e chip A15 Bionic
- iPad Air de quinta geração chega com chip M1 e novas câmeras
O desktop inclui quatro portas Thunderbolt 4 em sua traseira, bem como uma porta Ethernet de 10 Gb, duas portas USB-A, uma HDMI e saída de áudio. Suporta Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.
Ele conta com versões usando o Apple M1 Max que inclui duas portas USB-C, e uma versão mais poderosa usando o novo SoC M1 Ultra contando com duas portas Thunderbolt 4.
O M1 Ultra é um chip monstruoso com 800 Gbps de largura de banda de memória, suportando até 128GB de memória unificada. Possui uma CPU de 20 núcleos com 16 núcleos de alto desempenho e uma GPU de 64 núcleos. A Apple diz que é “quase” oito vezes mais rápido que o M1, que alimenta o Mac Mini.
- iPhone 17 Air: nova espessura surpreendente e preço elevado
- Inacreditável! Celulares Xiaomi agora são compatíveis com iPhones
- M4 Pro Chip Benchmark Results: Performance Exceeds Expectations
A Apple afirma que o Mac Studio com M1 Max terá um desempenho 50% mais rápido que um Mac Pro com um Xeon de 16 núcleos e 2,5 vezes mais rápido que um iMac de 27 polegadas com um Core i9 de 10 núcleos. A configuração M1 Ultra é supostamente 3,8 vezes mais rápida que o iMac de 27 polegadas e até 60% mais rápida que o Mac Pro. A Apple não especificou os testes ou condições que levaram a esses resultados.
É compatível com o Studio Display da Apple, um monitor externo que também foi revelado hoje.