Apple mostra iPadOS 15 com novidades na multitarefa

Avatar de André Luiz
07/06/2021 às 15:36 | Atualizado há 3 anos
Multarefa ipad0s 15 destaqie

Semanas depois de apresentar seu iPad Pro mais poderoso de todos os tempos, a Apple está anunciando hoje a versão mais recente do iPadOS — e há um foco claro em tornar os tablets da Apple máquinas de produtividade mais capazes. Pelo menos se você se encontrar usando muito o modo de tela dividida, ou seja. Caso contrário, não há mudanças radicais para a plataforma.

Como rumores, o iPadOS 15 tornará a tela inicial mais personalizável e permitirá uma colocação mais flexível de widgets. Agora você pode colocá-los em qualquer lugar que você gostaria, um recurso que veio para o iOS 14 no ano passado. Mas o iPadOS 14 não oferecia a mesma funcionalidade, e os widgets só podiam ser colocados na barra lateral do Today View.

A Apple também está trazendo a App Library para o iPadOS. Assim como no iPhone, ele permitirá que você mantenha uma tela inicial menos desordenada, arquivando os aplicativos que você raramente usa em uma seção de pastas organizada automaticamente. Nos iPads, a App Library está localizada no dock.

Multitarefa também está recebendo algum refinamento muito necessário. Novos ícones tornarão mais simples entrar no modo de exibição dividida, e a Apple também mencionou um recurso de “prateleira” que torna mais fácil confundir diferentes tarefas. É uma mudança significativa em como a multitarefa funciona atualmente no iPadOS, e parece uma grande melhoria.

Apple mostra iPadOS 15 com novidades na multitarefa 1

QuickNote é uma nova conveniência que permitirá anexar notas a páginas da Web e outras áreas do iPadOS, tornando-as mais fáceis de voltar.

Finalmente, o aplicativo autônomo Translate também está chegando agora ao iPadOS.

Novidades compartilhadas do iOS 15 do iPhone

O iPadOS 15 também compartilhará muitos dos novos recursos e experiências que estão chegando ao iOS 15. As chamadas FaceTime agora suportarão áudio espacial para um som natural mais realista. Um recurso de isolamento de voz permitirá que sua voz corte através do ruído de fundo, e uma opção de “amplo espectro” captará mais  som do que antes. O modo retrato também está chegando ao FaceTime, resultando em um fundo desfocado que mantém o foco em seu rosto.

A Apple está introduzindo um novo recurso SharePlay para o FaceTime que permite que as pessoas compartilhem mídia — música, filmes, etc. — juntos em uma chamada em grupo. O SharePlay aproveitará os recursos do iOS, como imagem em imagem, iMessage e muito mais para uma experiência perfeita em vários dispositivos ao mesmo tempo.

A nova atualização de software do iPad inclui novas ferramentas destinadas a ajudá-lo a se concentrar, como notificações renovadas que são mais fáceis de identificar e uma seção de “resumo de notificação” que recapitula suas notificações menos que essenciais. Você também pode personalizar quais notificações você verá em diferentes pontos do dia, permitindo que você separe o trabalho e os alertas pessoais. As preferências de foco são sincronizadas entre dispositivos Apple.

Memórias no aplicativo Fotos agora podem sincronizar com faixas de música com filtros e efeitos automáticos aplicados com base na vibe da música, e a pesquisa do Spotlight também está recebendo alguns recursos de pesquisa mais profundos. Live Text é um recurso que usa inteligência no dispositivo para permitir que você selecione textos de fotos que você tirou e aquelas em seu rolo de câmera. Suporta sete idiomas.

Os iPad Pros alimentados por M1 estão em pé de igualdade com os mais recentes iMac da Apple, MacBook Air, MacBook Pro de 13 polegadas e Mac Mini em termos de desempenho absoluto. Seu lançamento só alimentou pedidos para que a Apple evolua o iPadOS em uma plataforma que pode aproveitar adequadamente toda essa energia para aqueles que tentam usar os dispositivos como substitutos do laptop. Usar um iPad é uma experiência fantástica que pode se tornar frustrante regularmente quando você se depara com suas limitações de software.

Na lista de desejos pré-WWDC de alguns usuários havia coisas como suporte a vários usuários, um aplicativo de Arquivos mais avançado, melhor suporte para monitores externos e aplicativos pró-calibre como Final Cut e Logic fazendo seu caminho para o iPad. A Apple não abordou muitos dos desejos na palestra de hoje. A capacidade mais “profissional” anunciada foi a capacidade de criar e enviar aplicativos usando swift playgrounds. Então teremos que ver quais outras melhorias e surpresas o iPadOS 15 pode conter quando entrar em beta nas próximas semanas.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ