Apple planeja lançar MacBook Pro com chip M5 antes dos modelos M5 Pro e M5 Max

Apple prepara lançamento do MacBook Pro com chip M5 básico antes das versões Pro e Max em 2026.
Atualizado há 5 horas
Apple planeja lançar MacBook Pro com chip M5 antes dos modelos M5 Pro e M5 Max
(Imagem/Reprodução: Macrumors)
Resumo da notícia
    • A Apple deve lançar um MacBook Pro com chip M5 básico antes dos modelos mais potentes M5 Pro e M5 Max, previstos para 2026.
    • Você poderá ter acesso ao novo MacBook Pro com desempenho melhorado ainda este ano, com o chip M5 e o macOS 26.0.2.
    • Essa estratégia permite à Apple distribuir e produzir os componentes de forma otimizada, impactando o mercado de laptops.
    • Modelos futuros devem trazer grandes melhorias, como telas OLED, touchscreen, design mais fino e conectividade celular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


MacBook Pro com M5: Lançamento Próximo e Cronogramas de Chips M5 Pro e Max



Imagem de um MacBook Pro com chip M4, apresentando a tela escura e o logo da Apple no centro, destacando o design elegante do notebook.

A Apple planeja lançar um modelo de MacBook Pro básico com o chip M5 padrão antes das versões mais potentes, equipadas com os chips M5 Pro e M5 Max. Essa informação vem de fontes ligadas ao desenvolvimento do macOS Tahoe e testes de hardware da empresa, conforme divulgado pelo site AppleInsider. O movimento sugere uma estratégia de lançamento faseada para os novos laptops.

De acordo com o relatório, um MacBook Pro com M5 está “perto do lançamento”. A Apple já estaria testando este modelo com uma versão ainda não divulgada do macOS 26.0.2. Este é um indicativo de que o novo equipamento pode chegar ao mercado ainda este ano, prometendo um aumento de desempenho.

Lançamento do MacBook Pro com M5 se aproxima

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Espera-se que os modelos de 14 e 16 polegadas do MacBook Pro, que contarão com os chips M5 Pro e M5 Max, sejam lançados no início de 2026. Estes virão com o macOS 26.3 pré-instalado. Após um período de testes beta, o macOS 26.3 provavelmente será disponibilizado em janeiro do próximo ano.

Essa estratégia de lançamento, com diferentes versões do mesmo produto chegando em datas separadas, não é algo novo para a Apple. A empresa já adotou um método similar em lançamentos anteriores de sua linha de notebooks profissionais. Essa abordagem permite à companhia otimizar a distribuição e a produção dos componentes.

Leia também:

Documentos da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) divulgados recentemente reforçam essa ideia. Eles mostraram detalhes de apenas um único modelo de MacBook Pro ainda não lançado. Isso sugere que a Apple pode, de fato, estar se preparando para lançar primeiro o MacBook Pro de 14 polegadas com o chip M5 básico.

Os modelos mais avançados, com os chips M5 Pro e M5 Max, chegariam depois, no início do próximo ano. Essa divisão no lançamento poderia até explicar a variação nos rumores, que ora apontavam para o final de 2025, ora para o início de 2026. Parece que, no fim das contas, ambos os períodos de tempo estão corretos para as diferentes versões.

Histórico de Lançamentos Separados da Apple

A Apple tem um histórico de lançamentos faseados para seus produtos. Um exemplo claro foi a atualização do MacBook Pro de 13 polegadas com o chip M1, que ocorreu em novembro de 2020. No entanto, os modelos de 14 e 16 polegadas com os chips M1 Pro e M1 Max só estrearam meses depois, em outubro de 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa tendência se repetiu quando o MacBook Pro de 13 polegadas recebeu o chip M2 em junho de 2022. Os modelos de 14 e 16 polegadas com M2 Pro e M2 Max chegaram apenas em janeiro de 2023. Este padrão mostra a flexibilidade da Apple em sua estratégia de lançamento de hardware.

Contudo, essa prática foi interrompida com a descontinuação do MacBook Pro de 13 polegadas. Toda a linha de MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, com chips M3, M3 Pro e M3 Max, foi atualizada simultaneamente em outubro de 2023. Essa mudança marcou um período de lançamentos mais unificados para os laptops da empresa.

Os modelos de 14 e 16 polegadas com chips M4, M4 Pro e M4 Max também foram lançados ao mesmo tempo, em outubro de 2024. A possível volta ao lançamento dividido com o M5 pode indicar uma nova estratégia, talvez para otimizar a introdução de novas arquiteturas de chips no mercado.

Detalhes do Chip M5 e Futuras Mudanças

Além do MacBook Pro, outros aparelhos da Apple devem ser atualizados com o chip M5 este ano. Entre eles, estão o iPad Pro e o Vision Pro. Ainda não se sabe se a Apple fará um evento em outubro para anunciar esses produtos ou se optará por comunicados de imprensa e vídeos curtos.

Um vídeo de unboxing do próximo iPad Pro, vazado antecipadamente, já revelou que o chip M5 pode oferecer um desempenho de CPU multi-core até 12% mais rápido. Além disso, a performance gráfica pode ser até 36% superior em comparação com o chip M4 presente no iPad Pro atual. O chip M5 deve manter uma CPU de 9 núcleos e é fabricado usando o processo de 3nm de terceira geração da TSMC.

Grandes mudanças para o MacBook Pro são esperadas para os modelos daqui a duas gerações, com rumores de várias melhorias. Essas incluem a adoção de telas OLED, a integração de capacidades touchscreen e um design mais fino. A conectividade celular embutida e os chips M6, fabricados com o processo avançado de 2nm da TSMC, também estão na lista de possíveis aprimoramentos, prometendo ganhos de desempenho ainda maiores a cada ano.

Outros dispositivos, como novos modelos de MacBook Air, iMac, Mac mini e Mac Studio, não devem ser lançados até o próximo ano. O relatório não mencionou o Mac Pro, deixando em aberto o cronograma para este computador de mesa. O futuro dos dispositivos Apple promete inovações significativas em hardware e software.

A antecipação em torno dos novos chips e produtos da Apple continua. A empresa busca manter seu ritmo de inovações, oferecendo melhorias graduais em desempenho e design para seus usuários. Os próximos meses serão decisivos para conhecermos os detalhes dessas novas tecnologias.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors.com

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.